Talvez esta seja uma das grandes preocupações da família quando o jovem sai da sua casa e vai caminhar pelo mundo com as próprias pernas!

As pensões são, muitas das vezes, a opção que mais aproximada do cuidado dos pais para com o filho, é como se nomeassem alguém para cuidar e colocar os limites. As pensões também costumam ser rigorosas quanto a horários e nem sempre se tem uma autonomia quanto à sua rotina.

Família de aluna

Locar um espaço para que fique sozinho até conhecer mais pessoas, também é uma opção dentre as favoritas dos pais. As dificuldades para o aluno aqui são enormes, visto que a interação com outras pessoas fica restrita e cuidar de uma casa sozinhos demanda bastante preocupação (como fazer compra, cozinhar, lavar, limpar, organizar...). A única convivência é nas aulas e, se for uma pessoa mais introvertida, pode ser que nem nos intervalos haja essa troca.

E o que causa, na maioria das vezes, o terror das famílias são as repúblicas. Estes são espaços compartilhados com várias outras pessoas diferentes entre si. Os conflitos tendem a ser maiores, já que podem ser dezenas de pessoas com hábitos diferentes convivendo no mesmo ambiente. 

Image

Contudo, os ganhos aqui são enormes, relações interpessoais, comunicação, organização, hierarquia, senso de coletividade, conhecer seus limites, planejamento financeiro, dicas dos mais velhos para os que estão chegando agora, enfim, é um apanhado de valores que se aprende na prática do dia a dia. O lado negativo, que as famílias se preocupam, é se o aluno vai realmente cumprir com suas tarefas ou vai fazer desta oportunidade um oba-oba. Em anos de experiência, os ganhos são bem maiores, e quem é que não levou alguns tombos antes de aprender a andar, não é mesmo?

Esteja junto do seu filho, apoiando e ajudando ele a encontrar o caminho que é dele.

Alunos de máscara
Ludimila Rocha Silveira
Ludimila Rocha SilveiraPsicóloga
Núcleo de Orientação Educacional - Inatel