A contribuição feminina para inovação tecnológica é imensurável, foram mulheres que criaram o wi-fi e o primeiro programa de computador, por exemplo. Iniciativas de reconhecimento da importância e de incentivo na participação feminina no mundo da tecnologia são extremamente relevantes e admiro muito empresas que apoiam essa causa, pois ajudam a quebrar o paradigma de que tecnologia não é para mulher.

A participação feminina em cursos de TI e também em funções da área tem crescido nos últimos tempos, mas a representatividade ainda é baixa. Li um estudo que indica que apenas 20% das equipes de trabalho na área de tecnologia é composta por mulheres. Se olharmos para a presença feminina em cargos de TI, esse número é ainda menor. Aqui no Inatel, onde estou desde 2003, é nítido aumento das mulheres nos cursos de Engenharias. Lembro que via poucas meninas nas salas de aula e atualmente é possível ver pelo campus muitas mulheres, o que sinaliza que num futuro não tão distante, teremos uma ocupação feminina muito maior nos cargos de TI. 

Mulher digital

A criação de políticas de equidade de gênero pelas empresas, e programas de formação exclusivos para mulheres em tecnologia também são essenciais para a conquista do nosso espaço. As mulheres são tão capazes quanto os homens e além de preocupar-se em fazer seu trabalho, estudar para estar sempre atualizada em sua área de atuação, ainda é comum que precisem cuidar dos filhos e da casa, depois terem trabalhado o dia todo. Imagina manter o desempenho alto no trabalho, o sorriso no rosto e a resiliência com essas cargas adicionais? Não é fácil, mas nós podemos e mostramos que somos capazes.

Se você tem uma filha que deseja ser astronauta, engenheira ou cientista, incentive e acolha a escolha dela, cultive esse sonho e a conduza pelo caminho da tecnologia e inovação. Ela pode ser a responsável por uma inovação incrível, que poderá mudar a vida da sociedade, em prol de um mundo melhor.

Mulher TIC

Pra quem ainda não assistiu “Estrelas além do tempo“, fica a sugestão de um filme que retrata a história de três mulheres, que trabalharam na NASA e conquistaram seu espaço, apesar das adversidades impostas pela sociedade daquela época.

Lívia Pizzolato Liao
Lívia Pizzolato LiaoEspecialista de Recursos Humanos do Inatel