Page 107 - Revista Fetin
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FUNCIONAMENTO




         Quando o usuário ligar o veículo, é ativado o circuito receptor e o display, porem o circuito acoplado na roda só
         começa seu funcionamento quando esta entrar em movimento. Utilizamos o sensor de aceleração para conse-
         guirmos desenvolver esse tipo de funcionamento, visando uma maior durabilidade da bateria que alimenta os
         sensores. Quando em movimento, os sensores começam seu trabalho realizando a medição de suas respectivas
         grandezas, eles medem em uma frequência de 0.2 Hz. Todas as informações são enviadas para o circuito recep-
         tor e são apresentadas ao condutor por meio de um display. Se alguma das rodas apresentarem uma alteração
         considerável na pressão ou na temperatura, um LED piscará uma forte luz, indicando ao condutor a irregularida-
         de. O LED piscando pode parecer coisa fútil, porem o condutor não se atentará a todo momento ao display e se
         acontecer uma alteração na pressão ou temperatura acabará não percebendo, fazendo assim necessário o uso
         do LED para chamar sua atenção.




         RESULTADOS                                                 CURIOSIDADE




         Nossos resultados foram exatamente o que esperáva-         Já existe produtos similares ao nosso projeto no mer-
         mos, o circuito funcionou perfeitamente e os sensores      cado, porem só importado. Os similares de boa qua-
         trabalharam  como  deveria  ser.  Se  começarmos  a  co-   lidade  têm  alto custo e os similares sem procedên-
         mercializar esse produto com certeza poderíamos obter      cia não dão garantia de bom funcionamento e ainda
         sucesso, porque o mercado voltado para motocicletas        não são muito  baratos. Nosso projeto pretende  ter
         só vem crescendo e segurança é uma coisa que todos         excelente qualidade e ótimo funcionamento, visando
         desejam, ainda mais quando essa vem junto com um           alguns diferenciais como utilização da bateria do pró-
         preço acessível. Esse tipo de equipamento já deveria ter   prio veículo para alimentar o circuito receptor e o dis-
         sido implantado em todas as motos que são fabricadas       play, uma maior durabilidade da bateria acoplada nas
         no Brasil, visto que o risco que o condutor sofre de o     rodas por conta da frequência utilizada nas medições
         pneu ser atingido por qualquer tipo de objeto que possa    e o LED indicador de irregularidades. Isso tudo com
         perfurá-lo e iniciar um vazamento é muito grande, e se     um custo abaixo da concorrência.
         isso vier a acontecer, os acidentes são inevitáveis.











                                                                   ORIENTADOR
                                                                   Wanderson Eleuterio Saldanha
                                                                   EQUIPE
                                                                   Fagner Hamilton da Silva
                                                                   Simion Gustavo Bernardo Martins
                                                                   William Domingues Pereira



                       [1] http://www.circulaseguro.pt/seguranca-activa/o-que-o-tpms-controlo-da-pressao-dos-pneus.
                       [2] http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/115982/MICROCHIP/PIC18F4620.html.
                       [3] http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/417395/MICROCHIP/PIC16LF1824.html.
                       [4] http://www.nxp.com/files/sensors/doc/data_sheet/MPX5700.pdf.
                       [5] http://iw.suntekstore.com/attach.php?id=14006179&img=GY-61.doc.
          BIBLIOGRAFIA  [6] https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/SMD/nRF24L01Pluss_Preliminary_Product_Specification_v1_0.pdf.



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