Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisadores

woca equipe

Coordenador do Laboratório WOCA

Arismar

Arismar Cerqueira Sodré Júnior

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1D, possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2002), Ph.D. em Engenharia de Telecomunicações pela Scuola Superiore Sant´Anna - Itália e University of Bath - Inglaterra (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2009). Trabalha atualmente como Professor Adjunto IV do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). De Março de 2009 a Agosto de 2011, foi Professor concursado da Unicamp na área de Telecomunicações. Por diversas vezes foi Invited Researcher de universidades renomeadas internacionalmente, tais como University of Oulu-Finlândia (2017), Technical University of Denmark-Dinamarca (2013), Max Planck Institute- Alemanha (2010), University of Bath - Inglaterra (2004, 2005 e 2007) e Scuola Superiore Sant´Anna - Itália (2015, 2017 e 2019). As suas principais áreas de pesquisa são: 5G, 6G, Antenas, Inteligêncial Artificial, Internet das Coisas (IoT), Fotônica de Micro-ondas, Comunicações Ópticas e Radares. Arismar tem 10 patentes, 25 produtos transferidos para a indústria e 271 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais.

Professor Colaborador

Ramon Maia Borges

Ramon Maia Borges

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Mestrado em Telecomunicações (2015) e graduação em Engenharia Elétrica (2012) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, e curso Técnico em Eletrônica (2005) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC. Tem experiência nas áreas de eletrônica analógica/digital, radiodifusão, sistemas de telecomunicações, fotônica de micro-ondas e instrumentação. Trabalha atualmente como professor do Inatel, atuando nos programas de mestrado e doutorado em telecomunicações. As suas principais áreas de pesquisa são: Redes 5G e 6G; comunicações ópticas, dispositivos fotônicos e sistemas rádio sobre fibra.

Engenheiro Pesquisador e Aluno de Doutorado

Hugo

Hugo Rodrigues Dias Filgueiras

Título do trabalho: Antenna Development for 5G TDD-based Digital Massive MIMO applications

Áreas de pesquisa: 5G, antenas, propagação, sistemas de comunicação móveis.

Bacharel e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pesquisador no Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) da mesma instituição. Atualmente cursando o Doutorado em Telecomunicações com tema “Desenvolvimento de Antenas aplicado a Sistemas de MIMO massivo” e atuando como engenheiro pesquisador em redes de comunicações móveis de quinta e sexta geração (5G e 6G) no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR). Possui experiência em docência por ter sido monitor e professor em diversas disciplinas da graduação de Engenharia de Telecomunicações por meio do Programa de Estágio Docente. Atua como professor substituto convidado na disciplina de propagação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações do Inatel. Dentre as principais áreas de pesquisa, destacam-se o desenvolvimento de antenas, propagação, sistemas de comunicações móveis, esquemas de modulação digital e topologias de redes de acesso óptico e sem fio. Atuou em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de desenvolvimento de antenas e análise de ensaios eletromagnéticos de alta intensidade para aplicações aeronáuticas. Possui mais de 30 publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de alto impacto científico e uma patente depositada.

Alunos de Doutorado

Celso

Celso Henrique de Souza Lopes

Título do trabalho: Novas arquiteturas de redes ópticas para o 5G/6G.

Áreas de pesquisa: Comunicações ópticas, 5G/6G, Redes Óptico- Wireless.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) em dezembro de 2016. Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Julho de 2020. Possui experiência em docência nas disciplinas de microeletrônica, programação de microcontroladores e instalações eletroeletrônicas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA). Interesse em pesquisas voltadas para área de telecomunicações, com ênfase em comunicações ópticas e fotônica aplicadas em redes 5G/6G. Atualmente é Doutorando em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e pesquisador do laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access).

Eduardo

Eduardo Saia Lima

Título do trabalho: Photonic-integrated circuits for 6G communications.

Áreas de pesquisa: 6G, microwave-photonics, radio access networks, nonlinear optics and fiber-wireless systems

Graduado em engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em julho de 2017. Mestre em Telecomunicações pelo Inatel com o tema Fronthaul Móvel com Amplificação de RF no Domínio Óptico para redes 5G. Atua como monitor do Programa de Estágio Docente (PED) do INATEL desde 2017. Neste mesmo programa de docência foi PED da disciplina de Eletrônica Digital e Circuitos elétricos. Desde julho de 2017 é pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), com pesquisas voltadas para 5G, 6G, propagação, comunicações ópticas, óptica não-linear, redes óptico-wireless e circuitos fotônicos integrados.

Egídio

Egídio Raimundo Neto

Título do trabalho: Sistemas de Comunicação de Latência Ultra Baixa Aplicados à Indústria 4.0

Áreas de pesquisa: Sistemas 5G, Redes Industriais e Internet das Coisas aplicados a Indústria 4.0

Cursa Doutorado em Telecomunicações pelo Inatel (início em 2019). Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel (2014) e graduação em Engenharia Elétrica também pelo Inatel (2011). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu) do Inatel desde outubro de 2014 e pesquisador voluntário no laboratório WOCA desde março de 2019. Possui experiência em telecomunicações nas áreas de sistemas de rádio sobre fibra, comunicações ópticas, comunicações sem fio e fotônica de microondas. Também possui experiência em Sistemas de Controle e Automação e Redes Industriais.

Luciano Camilo Alexandre

Luciano Camilo Alexandre

Título do trabalho: Sharing/Compatibility studies between High Altitute Platform as IMT Base Stations (HIBS) and terrestrial/space communications systems.

Áreas de pesquisa: Antenas, Propagação, Radiofrequência, Sistemas de Comunicações Móveis de 5/6a Geração

Luciano Camilo Alexandre é Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Especialista em Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Controle e Automação Industrial pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Especialista em Gestão, Inovação e Competitividade em Indústrias de Base Eletroeletrônicas pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI) e Engenheiro Eletricista na modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Tem experiência em desenvolvimento de produtos eletrônicos e atuou como consultor em implantação de sistemas de telecomunicações para mineradoras, indústrias e forças armadas. É integrante da Comissão Brasileira de Comunicações - Radiocomunicações (CBC 2) e participa de Grupos de Trabalho da União Internacional de Telecomunicações, UIT-R e UIT-T. Suas áreas de interesse são: dispositivos eletrônicos para telecomunicações, sistemas de comunicações móveis, convivência entre serviços de radiocomunicações e serviços de comunicações terrestres e espaciais.

Luiz Augusto

Luiz Augusto Melo Pereira

Título do trabalho: Inteligência Artificial Aplicada à Sistemas Fiber-Wireless 5G e 6G

Áreas de pesquisa: 5G, Redes Óptico-Wireless, Fotônica de micro-ondas, Comunicações ópticas e Inteligência Artificial

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações- Inatel (2017). Participou do Programa de Estágio Docente (PED) na mesma instituição, atuando como monitor das disciplinas de Processos Estocásticos e Comunicações Digitais II. Mestre em Telecomunicações em 2020, pelo Inatel com o tema "Sistemas Fiber-wireless 5G NR". Atualmente é aluno regular do programa de Doutorado em Telecomunicações do Inatel, com pesquisas voltadas para redes óptico-wireless, comunicações ópticas e técnicas de aprendizado de máquina aplicadas às redes 5G e 6G. Atualmente desempenha a função de pesquisador no laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) desde julho de 2017.

Luis

Luis Gustavo da Silva

Título do trabalho: Arranjos de Antenas para 5G Baseados nas Tecnologias Gap Waveguide e SIW

Áreas de pesquisa: Radiofrequência, Antenas, 5G

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2011), Mestrado em telecomunicações pelo INATEL (2014). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas e Filtros. Atua no Inatel Competence Center no desenvolvimento de circuitos de Radiofrequências desde 2010. É pesquisador colaborador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA).

Matheus

Matheus Sêda Borsato Cunha

Título do trabalho: Sistemas Óptico-Wireless para Redes 5G

Áreas de pesquisa: 5G, Redes Óptico-Wireless, Comunicações ópticas.

Cursa doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. É Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, com pesquisas voltadas para comunicações ópticas, fotônica de micro-ondas e redes óptico wireless. Graduado em Engenharia de Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo INATEL em dezembro de 2015. É técnico em eletrônica com ênfase em Automação Industrial pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” - ETE “FMC” (2010). Possui experiência em docência, tendo exercido a atividade de monitor de laboratório de Circuitos Elétricos I de janeiro de 2012 a julho de 2016, sendo que no primeiro semestre de 2016, atuou como monitor do Programa de Estágio Docente (PED) do INATEL. Neste mesmo programa de docência foi PED da disciplina de Antenas e Propagação. Desde fevereiro de 2016 faz parte do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), e atualmente é bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPq - Nível B em parceria com a empresa Nowigo, que tem como projeto o portfólio de antenas inovadoras para aplicações RFID baseadas em tecnologia NFC.

Tiago

Tiago Henrique Brandão

Título do trabalho: Arranjos de Antenas Reconfiguráveis para 5G

Áreas de pesquisa: 5G, antenas, propagação, sistemas de comunicação móveis.

Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí, atuou como professor substituto de Matemática para Ensino Fundamental e Médio. Por 4 anos trabalhou na agência bancaria Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) exercendo diversos tipos de atividades do setor. Após estes trabalhos formou-se também em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). No INATEL atuou como monitor de Física, Sistemas de Comunicações II (Trasmissão Digital), participou no Programa de Estágio Docente, como professor de Processos Estocásticos e foi bolsista do CNPq trabalhando na área de transmissão digital utilizando o meio fotônico . Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações com pesquisas em antenas e propagação, mais precisamente em antenas refletoras. Também trabalhou como pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), onde desenvolveu atividades de pesquisa e desenvolvimento de antenas para radares em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa e Segurança.Trabalhou na empresa Ideal Antenas como engenheiro de desenvolvimento de produtos de RF. Atualmente é pesquisador do laboratório WOCA, onde cursa seu doutorado como aluno regular.

Tomás Powell Villena Andrade

Tomás Powell Villena Andrade

Título do trabalho: Antenas no domínio óptico – interchip-connections

Áreas de pesquisa: Integrated Photonics – Microwave Photonics – Radio Over Fiber

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Formado em Engenharia Física pela Universidade Nacional de Engenharia em Lima-Peru, graduando-se com nível de excelência na primeira turma de Engenharia Física no Peru, obtendo o título de Primeiro Engenheiro Físico do Peru (2003). Possui estudos de doutorado na UNICAMP. Trabalhou na área de metrologia aplicada a sistemas de qualidade (ISO17025-ISO9000) e instrumentação eletrônica. Participou de projetos de engenharia com foco em comunicações ópticas, especificamente na área de fotônica integrada no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em parceria com a BR-Photonics. Atuo como bolsista na área de eletrônica embarcada na empresa PHI Innovations com atividades em engenharia de firmware.

Alunos de Mestrado

Gustavo Kreuzer Marengo

Gustavo Kreuzer Marengo

Título do trabalho: Desenvolvimento de antenas para 5G

Áreas de pesquisa: Antenas, 5G, Propagação, Radiofrequência.

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações- Inatel em dezembro de 2018. Realizou um intercâmbio por meio do convênio bilateral entre Inatel e Jade Hochschule na Alemanha. Atualmente é aluno regular do Mestrado em Telecomunicações no INATEL e atua como PED (programa de estágio docente) na matéria de Antenas e Propagação.

Letícia Carneiro de Souza

Letícia Carneiro de Souza

Título do trabalho: Sistema Óptico Híbrido para Transmissão de Dados e Energia Elétrica em Aeronaves

Áreas de pesquisa: Comunicações ópticas e sistemas Power-over-Fiber (PoF)

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2020) e curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC (2014). No INATEL, atuou como monitora de Física e atualmente é pesquisadora do laboratório WOCA, onde cursa o Mestrado em Telecomunicações com pesquisas sobre o tema Power-over-fiber (PoF).

Lucas

Lucas de Oliveira Veiga

Título do trabalho: Implementação de Sistemas MIMO em Redes 5G.

Áreas de pesquisa: Antenas, 5G, Propagação, Radiofrequência.

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações- INATEL em julho 2012- Atualmente aluno regular do Mestrado em Telecomunicações no INATEL.

Marcello

Marcello Caldano de Melo

Título do trabalho: Metodologia baseada em inteligência computacional para o desenvolvimento de antenas

Áreas de pesquisa: Antenas, 5G, Propagação, Inteligência Artificial

Mestrando em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel (2017). Atua no Inatel Competence Center no setor de educação continuada em projetos de comunicações móveis e transmissão digital desde 2020. Faz parte da equipe de pesquisadores do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) atuando em P&D na área de antenas, propagação e micro-ondas. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG no estudo e pesquisa na área de interferências de ondas eletromagnéticas (2015-2016).

Marco Aurélio de Souza Ferrero

Marco Aurélio de Souza Ferrero

Título do trabalho: Desenvolvimento de dispositivos em ondas milimétricas para 5G.

Áreas de pesquisa: Antenas 5G, Propagação, Radiofrequência.

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2010) e curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa- ETE FMC (2000). Durante a graduação atuou como monitor no Laboratório de Circuitos Elétricos (2008/2010) e também como bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG na pesquisa de dispositivos de RF como Filtros e Amplificadores (2009/2010). Foi estagiário (2008/2010) e também funcionário do Inatel Compentence Center (2011) atuando no P&D de HW de RF. Foi funcionário da empresa Bradar/Embraer Defesa e Segurança (2011/2019) atuando no P&D de sensores radar civis/militares e sistemas de rádio ponto a ponto para as forças armadas. Desde Maio de 2019 integra o quadro de funcionários do Inatel Competence Center atuando projetos de P&D de HW. Atualmente é pesquisador do laboratório WOCA, onde cursa o Mestrado em Telecomunicações.

Pedro Henrique Fialho Santos

Pedro Henrique Fialho Santos

Título do trabalho:

Áreas de pesquisa: Inteligência Artificial. Machine Learning

Possui graduação em Kommunikations- und Informationstechnik - Jade Hochschule (2013) e graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2016). Tem experiência na área de Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Fundador e CTO da Nowigo - uma empresa que fornece soluções baseadas em tecnologia para festivais e eventos ao vivo. Atualmente, estou cursando Mestrado em Aprendizado de Máquina/ Inteligência Artificial no INATEL.

Alunos da Graduação

Felipe Batista Faro Pinto

Felipe Batista Faro Pinto

Áreas de pesquisa: Antenas, 5G

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga, onde realizou alguns projetos de iniciação científica na área de materiais semicondutores, Filtro de Kalman e também na área de telecomunicações, mais precisamente em redes ópticas passivas (PON). Atualmente é bolsista de IC no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) na área de antenas.

Pedro Arthur Bessa Leão

Pedro Arthur Bessa Leão

Áreas de pesquisa: Antenas e Inteligência Artificial.

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus Formiga. Possui experiência em docência por ter sido monitor da disciplina Física I para os cursos técnicos do IFMG e monitor das disciplinas Mecânica I, Mecânica II e Eletrônica Digital do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da mesma Instituição. Atuou em projeto de pesquisa na área de redes de acesso óptico. Foi Assessor de Gestão de Pessoas no programa CREA Jr e na empresa júnior CHC Jr (vinculada ao IFMG, campus Formiga). Possui duas publicações em congresso. Atualmente é estagiário do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Instituto Nacional de Telecomunicações.

Membros Formados

Andreia Aparecida

Andreia Aparecida de Castro Alves

Título do trabalho: Arranjo de antenas reconfigurável baseado em metamateriais para 5G

Áreas de pesquisa: Antenas, 5G, Propagação, Radares, Radiofrequência, RFID.

Cursa doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Realizou um doutorado Sanduíche na Scuola Universitária Superiore Sant’Anna na Itália (2016-2017). Possui mestrado em Tecnologia e Inovação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e graduação em Sistemas de Telecomunicações também pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de etiquetas de RFID chipless, filtros, amplificadores de potência e amplificadores de baixo ruído para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR e radares de Monopulso. É pesquisadora voluntária no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolve atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

André

André Luiz Marques Muniz

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2014/2). Atualmente é pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) e cursou mestrado em Telecomunicações pelo Inatel, com pesquisas voltadas para transmissão digital no domínio fotônico, fibras ópticas e fotônica de micro-ondas. Atualmente é pesquisador da Universidade de Jena na Alemanha.

Anderson

Anderson Fagiani Fraga

Possui os títulos: Técnico em Eletrônica (ETE “FMC”), e de Engenheiro Elétrico com modalidade em Eletrônica e ênfase em Telecomunicações “Engenharia de Telecomunicações” e Pós-graduado em Engenharia de Circuitos Eletrônicos Avançados e atualmente é candidato a titulo de mestre em telecomunicações. Já atuou como projetista líder de equipamentos de telecomunicações em diversas empresas nacionais e internacionais tais como Motorola, JWSat, MCM e Rede Globo. Iniciou a sua carreira acadêmica ministrando aulas de radiofrequência e microondas no Inatel onde atua até hoje. Atualmente também faz parte do grupo do Inatel de Educação Continuada e Treinamentos - Inatel Competence Center “ICC” na área de Televisão Digital, ministrando treinamentos técnicos, consultorias e aulas de Pós-Graduação para engenheiros de televisão do Brasil e de toda América Latina. Possui vários artigos relacionados à TV Digital e Radiofrequência, publicados em congressos nacionais e internacionais. É revisor de artigos técnicos do Journal of the International Measurement Conferation (IMEKO) – Alemanha e na Revista Dyna - Univerdad Nacional de Colombia. Suas principais áreas de atuação são: TV Digital, Propagação, Radiofrequência, Propagação ponto área, Enlaces ponto-a-ponto terrestres e por satélites, Eletromagnetismo e Comunicação Digital.

Daniel

Daniel Mazzer

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2004) e Mestrado em Telecomunicações (02/16) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações. Atualmente, é especialista em sistemas no Inatel Competence Center, liderando projetos de hardware e software embarcado. Possui interesse nas áreas de sistemas Machine-To-Machine (M2M), Internet of Things (IoT), sensoriamento espectral, data analytics, RESTful web-services, áudio, processamento digital de sinais (DSP), comunicação sem fio, e sistemas embarcados.

Dionísio

Dionísio Fama Noque

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicaçõe pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL (2014) onde cursa mestrando em telecomunicações. Cursou o ensino médio Técnico em Eletrônica e Telecomunicações no Instituto de Telecomunicações – ITEL/Luanda. Tem formação complementar nas áreas de Comunicações ópticas, Redes de dados, Redes Wireless, Sistemas celulares e TV Digital. Possui experiências na área acadêmica, tendo exercido as atividades de monitor de Física e Iniciação a computação durante dois anos no INATEL. No período de 2007/2009 atuou como Professor auxiliar de Tecnologias de Telecomunicações no Instituto de Telecomunicações (ITEL-Luanda) e como Professor de Tecnologias de Informação e comunicação (TIC); Sistemas de Exploração e Arquitetura de Computadores (SEAC) no Colégio Árvore da Felicidade/Luanda. Tem como áreas de interesse: Comunicações ópticas, Sistemas celulares, sistemas rádio sobre Fibra. Atualmente, é Professor Universitário no Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC).

Evandro

Evandro César Vilas Boas

Título do trabalho: Arranjo de Antenas para Sistemas 5G com MIMO em Ondas Milimétricas

Áreas de pesquisa: Antenas, Propagação, 5G, Ondas Milimétricas, Radiofrequência.

Mestrando em Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações também pelo Inatel (2016). Atua no Inatel Competence Center em projetos de P&D na área de radiofrequência (RF) desde 2017. Neste mesmo ano, passou a integrar a equipe de pesquisadores do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA). Durante a graduação atuou em atividades de docência na área de matemática básica (2012- 2013) e calculo I (2013- 2014). Desenvolveu atividades de estudo e pesquisa na área de rádio sobre fibra através do programa de Iniciação Cientifica do Inatel, sendo bolsista do CNPq (2015 – 2016).

Fernando Zanella

Fernando Zanella

Graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2012) onde trabalhou na elaboração de modelos numéricos aplicados à junções semicondutoras usando equações média térmica. Doutor em engenharia e ciências dos materiais pela Universidade Federal do Paraná (2017), tendo realizado parte da pesquisa no laboratório de nanoeletrônica L2 e da Universidade de Sorbonne atuando na modelagem e caracterização de transistores a base de grafeno usando funções de Green de não-equilíbrio juntamente com técnicas Ab-Initio. Atualmente é professor universitário e pesquisador de matemáticos de dispositivos semicondutores.

Igor

Igor Feliciano da Costa

Possui doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2013) e graduação em Tecnologia em Telecomunicações pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR, radares de Monopulso, antenas reconfiguráveis e antenas na faixa de ondas milimétricas. Atualmente é pesquisador voluntário no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolve atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde nos últimos 3 anos juntamente com o Prof.Dr. Arismar Cerqueira Sodré Jr., participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Realizou o desenvolvimento de antenas para sensoriamento remoto, desenvolveu as antenas para o sistema de comunicação em tempo real do SARVANT, um dos primeiros VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado) a serem desenvolvidos com tecnologia nacional, projetou as antenas dos radares para o VANT Falcão e recentemente participa de projetos vinculados ao Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Atualmente Especialista em Desenvolvimento de Negócios na ESSS/Ansys.

Marco

Marco Aurélio de Oliveira

Título do trabalho: Desenvolvimento e Análise de Desempenho de Sistemas VLC para 5G

Áreas de pesquisa: 5G, VLC, Óptico-Wireless, Comunicações Ópticas

Mestrando em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Possui graduação em Engenharia Elétrica (com ênfases em Sistemas de Energia e Telecomunicações) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Tem experiência em docência em educação profissional pelo SESI/SENAI-ES. As principais áreas de interesse e pesquisa são análise de desempenho de sistemas de Rádio sobre Fibra, Comunicações Ópticas e Comunicações Sem fio.

Natalia

Natalia Cañas Estrada

Graduada em Engenharia Eletrônica (Universidade Nacional da Colômbia) e com mestrado em Automação Industrial (Universidade Nacional da Colômbia/Universidade Rovira i Virgili, 2012), e Telecomunicações (Instituto Nacional de Telecomunicações, 2015). Tem experiência nas áreas de eletrônica analógica, estruturas computacionais e instrumentação industrial. Atualmente, é pesquisadora do Irish Photonic Integration Centre (IPIC), que faz parte do Tyndall National Institute, University College Cork, trabalhando no desenvolvimento de sistemas ópticos "Terabit Superchannels" ou Supercanais. O objetivo do seu projeto é atingir uma taxa de dados de múltiplos Terabit por segundo usando formatos avançados de modulação e múltiplas portadoras, aumentando a capacidade de transmissão em fibra óptica. Além disso, Natalia participa ativamente em programas e atividades de Comunicação Científica na Irlanda, incluindo a criação e divulgação de workshops para a Semana de Engenharia e Semana da Ciência, colabora no programa "Engineering in a Box" na elaboração e melhoramento de material de apoio, treinamento de professores, e ensino de tópicos relacionados com Engenharia para crianças. Ademais, Natalia atua como estudante embaixadora do programa "Education in Ireland" colaborando com criação de conteúdo para o blog. Natalia é membro da IEEE, OSA e SPIE. E faz parte do comitê de pós-graduação no Tyndall National Institute. A principal área de interesse em pesquisa é transmissão em fibra óptica e, em particular, a geração de pentes ópticos, all-optical OFDM, e terabit supercanais. Atualmente é estudante de Pós-Doutorado na University College Cork.

Renan

Renan Alves dos Santos

Possui graduação em Engenheira de Telecomunicações (julho de 2014) e mestrado em Telecomunicações (julho de 2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e doutorado em Engenharia Elétrica (fevereiro de 2019) pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atualmente é professor Adjunto A, na área telecomunicações no Campus Avançado de Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas e Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: antenas impressas, arranjo de antenas e antenas em lente dielétricas.

Simon

Simon Carmo Patrício

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Faculdades Santo Agostinho – FASA (2012). Possui experiência em docência, tendo exercido a atividade de PED de Antenas e Linhas de Transmissão e Microondas no Inatel. Atualmente é pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde cursa Mestrado em Telecomunicações. Atualmente é professor universitário na Faculdade de Santo Agostinho.

Suzanne

Suzanne Assis de Souza Melo

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2011) e Mestrado em Telecomunicações (2014) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Foi pesquisadora do CNIT (Consorzio Nazionale Interuniversitario per le Telecommunicazione) em Pisa, Itália (2014), tendo participado em alguns projetos Europeus como o RAPIDO (Revolutionary Advances in Photonics Integration Being Applied for Optical Communications). Desde 2014 é doutoranda pela Scuola Superiore Sant'Anna em Pisa, Itália em "Emerging Digital Technologies", curriculum "Photonic Technologies", onde sua principal linha de estudo é Fotônica de Microondas aplicada em sistemas de radar. Atualmente é também pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham, Inglaterra, onde está desenvolvendo um projeto de 6 meses entitulado "Interferometria aplicado a sistemas de radar automotivos". Atualmente é estudante de Pós-Doutorado na Itália.

Tércio

Tércio Naves Rodovalho

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1999), graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de São Paulo(2010) e especialização em Engenharia de Redes e Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações(2014). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atualmente é Engenheiro Especialista na TIM.

 
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200