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Revista Fetin
         Revista Fetin 20162016

         ARMOTION







         Pessoas que sofreram algum tipo de lesão no sistema nervoso central ou sofrem
         de doenças degenerativas têm sua capacidade de realizar movimentos afetada.
         Como forma de tratar esse problema, a fisioterapia ajuda os pacientes a recuperar
         parte dessa capacidade.
         Novas tecnologias de virtualização de realidade têm sido utilizadas para tornar
         o tratamento mais imersivo. Sua principal vantagem é prover um ambiente
         virtual que estimula os movimentos, promovendo melhoras mais rápidas.
         Por fim, sistemas computacionais conseguem retornar ao terapeuta
         inúmeras informações sobre a evolução do tratamento.



         PROJETO



         O ARmotion se apresenta como um suporte para o membro
         superior que conta com uma câmera de reconhecimento
         tridimensional acoplada. O suporte promove apoio, susten-
         tando o braço do paciente e permitindo eliminar seu peso
         ao cancelar a ação da gravidade; enquanto a câmera é res-
         ponsável por captar seus movimentos e reproduzi-los em
         jogos, que têm o objetivo de prender a atenção do pacien-
         te ao colocar uma série de desafios a serem cumpridos.
         O software atrelado a esses jogos é capaz de obter todas as
         informações relacionadas ao movimento que o paciente faz
         - velocidade, tempo, aceleração, angulação - e mantê-las ar-
         mazenadas para serem usadas pelos profissionais da saúde
         no monitoramento do avanço do tratamento.








         FUNCIONAMENTO




         O suporte oferece apoio ao braço do paciente exercendo uma força contrária ao seu peso para poder elimi-
         nar a ação da gravidade, diminuindo forças que atrapalhem os movimentos, o que garante que até os pacien-
         tes com menor capacidade de mobilidade possam aproveitar os benefícios da terapia. O Kinect, posicionado
         na frente do paciente, por sua vez permite a captação dos movimentos realizados pelo paciente durante um
         jogo específico que foi desenvolvido.


         Durante o processo terapêutico os dados de posição de cada articulação (ombro, cotovelo e punho) são
         salvos em um arquivo. Esses dados salvos são posteriormente tratados por um conjunto de softwares com
         o objetivo de permitir ao profissional responsável um acompanhamento técnico do tratamento. É possí-
         vel, à partir desses dados, obter informações relacionadas à velocidade de movimento, tempo de reação e
         execução, precisão, além de muitas outras informações que permitam avaliar o tratamento e classificar sua
         eficácia.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - InatelTelecomunicações - Inatel
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