Com Rafael Mendonça

Alguns talentos têm seus destinos traçados desde à infância para chegarem longe, assim como o Rafael Mendonça, hoje, sócio e C.T.O. da startup 4Intelligence. O ex-aluno de engenharia da computação do Inatel trilhou um caminho enriquecedor até alcançar seu objetivo de menino, que era ter seu próprio negócio. Em cada etapa e experiência foi reunindo a bagagem necessária para encarar o grande desafio de empreender em tecnologia de ciência de dados para a tomada de decisão.

A engenharia sempre esteve presente em sua vida de alguma forma, desde a curiosidade de como era a comunicação entre computadores, para os primeiros passos e contatos com a programação na Escola Técnica de Eletrônica. O Rafael chegou a começar Engenharia da Computação em outra instituição mas, assim que ouviu rumores da chegada do curso no Inatel, fez suas malas de volta para Santa Rita do Sapucaí.

Aquela antiga vontade de empreender estava lá, forte e decisiva. E foi esse objetivo que o fez retornar ao Sul de Minas, para conciliar a graduação com a veia empreendedora do Instituto. Durante a faculdade, entrou pela primeira vez na pré-incubadora em um projeto empolgante com um colega, porém, como ele mesmo define, “foi um fracasso fundamental para meu crescimento e aprendizado”. Realmente os fracassos são parte importante de todo sucesso, já existem muitos livros a esse respeito e o ex-aluno comprova a teoria!

Terminada a graduação, o futuro empresário partiu para um intercâmbio na Irlanda, com a ideia de atuar na área, acrescentar mais um curso técnico no currículo e aperfeiçoar o segundo idioma. Como nem sempre tudo o que planejamos conseguimos concretizar, ele acabou atuando em trabalhos alternativos, até na limpeza e como pizzaiolo.

O ex-aluno passou ainda pela Motorola, mas em conversas com amigos foi se desenhando a ideia de oferecer tecnologia para dar suporte às decisões das empresas. Um processo que reúne inteligência artificial, mineração de dados e muita tecnologia para ajudar empresas de todos os portes a tomarem decisões mais acertadas para se sustentarem no mercado. Assim, começou a 4Intelligence, na Incubadora de Empresas do Inatel e toda a programação e sistemas por trás da startup são responsabilidade do Rafael. Uma empresa que nasceu do nada e cresceu reinvestindo tudo o que ganhava, até receber aporte financeiro da Inovabra, a aceleradora do Banco Bradesco, uma das maiores do país.
Rafael relembra saudoso da época de faculdade, faz questão de citar os aprendizados de empreendedorismo, a base sólida em programação e reitera que cada experiência pavimentou a estrada para o empresariado, nada foi perdido. Para aqueles que desejam seguir os mesmos passos, ele afirma:
Rafael Mendonça
Rafael MendonçaEngenheiro de Computação do Inatel