Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Bolsa Fundacred

Bolsa Finatel

BOLSA FUNDACRED - PAGUE O SEU CURSO NO DOBRO DO TEMPO

A Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, entidade mantenedora do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel oferece uma modalidade de crédito estudantil para os alunos que precisarem alongar o prazo de pagamento do seu curso, permitindo o pagamento das mensalidades no dobro do tempo de seu curso.

Por exemplo, um aluno matriculado em um curso de 5 anos ou de 3 anos, e que utilizar esta modalidade de crédito estudantil, poderá pagar o seu curso em 10 anos ou 6 anos, respectivamente. Assim, durante o curso o aluno paga apenas 50% da mensalidade, sendo os demais 50% pagos após a formatura e conforme as condições de seu contrato de crédito estudantil.

Para a concessão da Bolsa de Estudo Reembolsável, o aluno deverá cumprir todos os procedimentos operacionais e regulamentares estabelecidos na Bolsa Finatel Socioeconômica Reembolsável e Não Reembolsável e em consonância com as exigências da Fundacred, administradora do “Programa de Crédito Educativo – CredIES Inatel”. Após a análise realizada pela Comissão de Bolsa (CPSA), caso o aluno não se enquadre no quesito de vulnerabilidade socioeconômica, mas ainda justifica ter a participação de um benefício, a CPSA poderá migrá-lo para a Modalidade Bolsa Fundacred (50% Reembolsável).

  • Qual o percentual a ser concedido?

    O aluno será beneficiado com uma bolsa reembolsável de 50% do valor da mensalidade do curso.

  •  
  • Quem pode solicitar?

    Todos os alunos que não possuem a Bolsa Finatel e estejam matriculados nos cursos de graduação do Inatel no 2º semestre de 2022.

  •  
  • Quais as condições para solicitar?

    Atender os requisitos regulamentares pela Finatel em consonância com a Fundacred e apresentar um ou dois fiadores.

  •  
  • Quais as condições necessárias para ser o fiador?

    Ao realizar a inscrição e anexar, por upload, a documentação socioeconômica, no Portal Acadêmico, a Comissão somente analisará a solicitação da bolsa, após o cadastro do Fiador no Portal da Fudacred (clique aqui) e este for aprovado pela Fundacred.

    Condições necessárias para ser o fiador:

    1. ser pessoa idônea durante toda a vigência do contrato, sob pena de substituição;
    2. ser plenamente capaz (ter idade superior a 18 (dezoito) anos ou ser emancipado e não ser interditado por incapacidade relativa ou absoluta);
    3. não ter registro de restrição financeira;
    4. não ser cônjuge ou companheiro(a) do(a) candidato(a). Mas, na hipótese de 2 fiadores, admite-se que sejam casados ou conviventes entre si;
    5. ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), com residência e domicílio no Brasil;
    6. comprovar renda mínima de:
      1. Se fiador único, renda de dois salários mínimos com vigência nacional e igual ou superior a importância de a uma vez e meia ao valor integral da mensalidade média do INATEL, no respectivo curso do(a) candidato(a);
      2. Se dois fiadores, cada qual, renda de um salário mínimo e meio com vigência nacional e, conjuntamente, igual ou superior a importância de uma vez e meia o valor integral da mensalidade média do INATEL, no respectivo curso dodo(a) candidato(a);
    7. se fiador(a) de outro beneficiário(a), comprovar renda que comporte o mínimo exigido por afiançado.
  •  
  • Quais as condições para reembolso da bolsa?

    Taxa administrativa do aluno de 0,35% ao mês (4,2% ao ano). Início do pagamento no primeiro mês após o vencimento da última parcela da mensalidade do Inatel. Para cada semestre de crédito estudantil concedido, o reembolso será feito em 06 (seis) parcelas no mesmo percentual concedido e calculado sobre a mensalidade vigente à época do reembolso acrescido da taxa administrativa.

  •  
  • Fies e Bolsa Fundacred é possível?

    É possível conciliar ambos.

    Optando por esta conciliação, após obter a bolsa, o aluno poderá solicitar o FIES para o percentual da mensalidade não coberto pela mesma.

  •  
  • Como solicitar?

    Uma vez matriculado, o interessado deverá realizar a inscrição e anexar a documentação socioeconômica, por upload, ambos através do Portal Acadêmico, dentro do prazo.

    Ao entrar no Portal Acadêmico, no canto esquerdo, clicar em “Sistemas – Bolsa Finatel”, após em “Inscrições”, para acessar o formulário de bolsa. Depois de preenchido e enviado o formulário, clicar em “Documentos” para anexar, por upload, a documentação socioeconômica.

  •  
  • Onde encontrar a lista de documentos?

    A lista de documentos está disponível neste site ou poderá ser solicitada através do e-mail sae@inatel.br

  •  
  • Quando entregar?

    Novos Pedidos (ENEM/Vestibular e Reingressantes): consultar a SAE, através do e-mail sae@inatel.br

    Novos Pedidos (para aqueles que já são alunos do Inatel): A partir de 01/07/22.

  •  

 

Contato com a Fundacred:

Fundacred

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200