Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Após vencer etapa regional da OBSat, equipe do Inatel realiza lançamento de satélite

inatel lancamento cubesat team inatel lancamento cubesat team 2

Equipe CubeSat Design elaborou satélite para auxiliar conectividade em áreas remotas

A equipe CubeSat Design Team realizou, no último domingo (9), o lançamento de um protótipo de um satélite em órbita em um balão estratosférico. O lançamento aconteceu após a equipe do Inatel ter ganhado a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Satélites, no final de setembro, em Belo Horizonte (MG).

O projeto alcançou o primeiro lugar na categoria que reúne alunos de graduação, mestrado e doutorado. Com a vitória, a equipe ganhou a vaga para o lançamento do protótipo em um balão. O lançamento aconteceu no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP).

O projeto do satélite, realizado pelas alunas Arielli Ajudarte da Conceição, do curso de Engenharia de Telecomunicações, e Sthefany Farias Vilela, do curso de Engenharia Elétrica, e sob orientação do professor Evandro César Vilas Boas, desenvolveu um cubesat para auxiliar na conectividade por meio de Internet das Coisas (IoT) em áreas remotas. O cubesat é um tipo de satélite em miniatura utilizado para pesquisas especiais e telecomunicações.

inatel etapa regional OBSATSegundo o professor Evandro César Vilas Boas, a etapa regional foi o que definiu a participação da equipe no lançamento do satélite. "Os pequenos satélites foram expostos para visitação do público e também para avaliação de uma banca. Com os resultados dos testes e notas dos avaliadores, se definiram os três primeiros colocados de cada nível", explicou.

Arielli, participante da idealização do protótipo, conta que o projeto do cubesat, que ganhou o nome de Priceless Brains, teve início no início de 2021. "O desenvolvimento do cubesat foi desafiador, principalmente por conta dos requisitos da própria olimpíada. Tivemos que adaptar várias funcionalidades e nos esforçar muito para atingir todos os objetivos", aponta.

Ela comemorou a vitória e a oportunidade de lançar o satélite em órbita. "Conseguir finalmente ver o cubesat sendo lançado no balão foi uma experiência incrível. Ele conseguiu ser recuperado e nós avaliamos a missão como um sucesso. Foi um resultado de um trabalho duro não só nosso, mas do nosso orientador e de todos os outros membros do time de CubeSat Design", afirma.

inatel etapa regional OBSAT 2A equipe AlphaSat, composta pelos alunos Diego Anestor Coutinho, do curso de Engenharia da Computação, e Pedro Lucas Siqueira Paulino, de Engenharia de Telecomunicações, ficaram no grupo das 10 melhores equipes de toda a olimpíada. O grupo apresentou um projeto desenvolvido para o mapeamento de radiação prejudicial em órbita baixa.

A quarta e última fase da Olimpíada Brasileira de Satélites acontecerá ano que vem, em data a ser confirmada pela organização. A olimpíada é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e tem como objetivo promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes do país.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800