Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel sedia edição histórica do SBrT com debates importantes sobre conectividade

sbrt22 dia02 pt2 6A primeira instituição de Ensino Superior que teve um curso de Engenharia de Telecomunicações do Brasil foi palco do principal evento científico do país na área em uma edição especial. O 40º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, o SBrT, foi realizado no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí/MG, entre os dias 25 a 28 de setembro, em formato presencial após dois anos de pandemia. O evento reuniu mais de 230 pesquisadores do Brasil e Exterior para apresentação de artigos e plenárias com importantes temas ligados à “Conectividade universal para uma sociedade moderna sustentável”.

Foram apresentados 167 artigos completos e de iniciação científica, sendo 28 artigos de estudantes e pesquisadores do Inatel, além do envolvimento de professores e colaboradores do Instituto nos minicursos oferecidos aos participantes e também na organização geral.

Plenárias
O SBrT 2022 teve três plenárias com pesquisadores de renome internacional, como o professor titular e chefe do Laboratório de Pesquisa em Comunicações da Technische Universität Ilmenau na Alemanha, Martin Haardt.

A evolução do Wi-Fi no mundo foi tema da plenária do editor técnico do IEEE e engenheiro de sistemas sem fio no grupo Reality Labs de Meta Platforms, Cláudio da Silva. O engenheiro falou das pesquisas do comitê de padrões de rede IEEE 802.11., que atua com estudos, padrões e evoluções do Wi-Fi, e explicou que as tecnologias Wireless passam por uma constante transformação com foco em menor latência e interferência, com maior alcance, eficiência e velocidade.

Já para as redes móveis de 6ª geração, que proporcionará conectividade em qualquer lugar, a todo momento, a pesquisadora Ana Isabel Pérez-Neira, professora da Universidade Politécnica da Catalunha e membro do Centro de Pesquisa da Catalunha, uma das maiores especialistas em redes satelitais, falou sobre como integrar essas redes com o 6G em três dimensões para atingir os requisitos de desempenho e também suportar os casos de uso que vão surgir.

Segurança Cibernética
inatel sbrt quarta 67Para o encerramento do Simpósio foi realizado o painel "Os problemas e Soluções de Segurança Cibernética nas Diferentes Infraestruturas Críticas", que envolve o abastecimento de água, energia, financeiro e de telecomunicações para o perfeito funcionamento de uma Nação.
O painel contou com a participação da Lygia Calvino, pós-graduada em Telecomunicações pelo Inatel, responsável pelo gerenciamento do escritório de proteção de dados da Huawei; Sergio Sevileanu, responsável por desenvolvimento de negócios da Siemens com ênfase em conectividade e segurança cibernética, além do diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e moderação do coordenador-adjunto do Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC), Guilherme Aquino.

Artigos premiados
O trabalho "Equalização Cega de Canais SIMO utilizando Autocodificadores Variacionais" foi escolhido como o melhor Artigo Completo do SBrT 2022, dos autores Sâmya Catta Preta Sena e Claudio José Bordin Jr, da Universidade Federal do ABC.
O trabalho "Performance of Cell-Free Massive MIMO Networks under Rayleigh and Rician fading" foi escolhido como o melhor Artigo de Iniciação Científica, dos autores Thaissa T. R. Ueoka, Daynara D. Souza, Marx M. M. Freitas, André M. Cavalcante e João C. W. A. Costa, da Universidade Federal do Pará – UFPA.

A coordenação geral do Simpósio foi realizada pelo professor do Inatel, Rausley Adriano Amaral de Souza. “Gostaria de agradecer à Sociedade Brasileira de Telecomunicações – SBrT pela confiança depositada no Inatel para executar esse trabalho tão importante e a realização desse simpósio que é histórico, comemorando os 40 anos do evento. Gostaria de agradecer aos autores dos artigos, ao Inatel e a Finatel pela disponibilização dos recursos físicos, financeiros e de recursos humanos. Registro também meu agradecimento ao comitê organizador, ao comitê técnico e a todas as pessoas que foram envolvidas para que este evento pudesse ocorrer”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, Cristiano Magalhães Panazio, recebeu da Finatel e do Inatel uma placa comemorativa aos 40 anos do Simpósio. “Muito obrigado por nos acolherem e serem tão gentis. Foi uma experiência inesquecível, tivemos um Simpósio de excelente nível e muito prazeroso. Essa parceria foi maravilhosa”.

“É um orgulho muito grande para o Inatel receber agentes tão importantes das telecomunicações em nossa instituição, no momento em que as telecomunicações se mostram como uma das áreas mais importantes e promissoras para todas as verticais da economia brasileira e mundial. Acredito que nos próximos anos, com tudo aquilo que foi discutido nessa semana, teremos a possibilidade de colher bons frutos e ter boas oportunidades para a comunidade de telecomunicações”, afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

O SBrT teve apoio e patrocínio do CxSC – Centro de Segurança Cibernética do Inatel, Huawei, Rohde&Schwarz, Keysight, Day Dream Mídia, Ideal Antenas Profissionais, Anritsu Advancing beyond, SiDi, ESSS, IEEE ComSoc Latin America Region, Fapemig e CAPES.

SBrT 2022
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200