Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel busca pesquisadores para publicação internacional sobre internet em áreas remotas

Inatel 5G àreas remotasPesquisador do Inatel integra corpo editorial de publicação internacional sobre internet para áreas remotas

O Inatel mais uma vez marca presença nas definições mundiais para a padronização do 5G, com atenção especial para a cobertura das áreas rurais e remotas, onde há uma lacuna de conectividade para a população, fazendas e empresas localizadas fora dos grandes centros urbanos. Dessa vez, o Coordenador do Centro de Referência em Radiocomunicações, Prof. Luciano Leonel Mendes, entrou para um seleto grupo de profissionais de todo o mundo, que concentra esforços para lançar uma revista científica sobre pesquisas para a conexão nesses locais afastados.

Segundo o professor, que também é membro do conselho editorial da publicação, “o objetivo do Periódico é agregar informações científicas referentes aos avanços tecnológicos em comunicações móveis para as áreas rurais. Com a intenção de agregar as mais recentes contribuições sobre o tema e permitir que os leitores saibam o que há de melhor em termos de resultados científicos para superar essa dificuldade, que é fornecer internet para as áreas distante dos centros urbanos” ressalta o pesquisador do Inatel.

A revista está em fase de chamada de trabalhos em todos os continentes, para atrair artigos científicos que contribuam com o esclarecimento e padronizações futuras para a introdução das novas tecnologias nas áreas com menos acesso. E a participação dos pesquisadores brasileiros será determinante para que o país acompanhe o restante do mundo e leve os avanços para todo o território nacional.

“Neste momento precisamos integrar os pesquisadores brasileiros, porque as definições que estão acontecendo sobre o 5G em áreas remotas e também para o 6G, vão depender dessas contribuições. E quanto maior for a participação nacional nessas discussões, melhores serão os resultados dessas tecnologias para o país, posteriormente” afirma o Prof. Luciano Leonel.

De acordo com o texto publicado pelo próprio periódico “as sociedades de amanhã enfrentam novos desafios em regiões rurais e remotas, caracterizadas por baixas densidades populacionais, baixo potencial de receitas e grandes distâncias dos aglomerados urbanos e serviços sociais”. O editorial cita ainda que o fornecimento de conectividade de banda larga fixa e móvel tem sido associado ao desenvolvimento sustentável pelas Nações Unidas.

A Revista Científica será publicada pela editora Frontiers, que reuniu um corpo editorial de peso, com profissionais mundialmente reconhecidos, focados nessas linhas de pesquisa.

O Inatel mantém a busca pelo desenvolvimento tecnológico para atender as demandas nacionais, como o acesso à internet para toda extensão territorial brasileira. E a participação nesse periódico de repercussão internacional, tanto no corpo editorial, como em publicações das pesquisas realizadas no Instituto, no Mestrado, Doutorado e centros de pesquisa, serão fundamentais para colaborar com as definições que vão alterar o modo de vida de milhões de pessoas.

Para submissão de artigos ou para conhecer a Revista, acesse:
https://www.frontiersin.org/research-topics/16899/bridging-global-broadband-divides-concepts-understanding-and-network-solutions

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200