Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Ministro do MCTI conhece projetos desenvolvidos pelo Inatel em visita ao campus

Marcos Portes esteve no Instituto nesta sexta-feira, dia 14

inatel ministro agosto 5G 2020O Inatel recebeu o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, e apresentou os projetos do Instituto nas diferentes áreas da Engenharia em que atua. O Ministro visitou as instalações do Inatel Competence Center, que desenvolve soluções e serviços para empresas parceiras nacionais e multinacionais, além das pesquisa e soluções desenvolvidas na área de radiocomunicações, em especial as ações para as futuras redes de comunicações móveis 5G e 6G, que contam com o apoio do governo federal. 

inatel ministro agosto FABLAB 2020No FABLAB Inatel, o Ministro conheceu soluções de empresas que passaram pela Incubadora do Instituto, e aprovou o incentivo à inovação e ao empreendedorismo para os jovens. Foram apresentadas ao Ministro as iniciativas do FABLAB junto ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, principalmente no apoio às unidades de saúde. No espaço foram produzidas cápsulas protetoras para ventilação não invasiva e mais de duas mil máscaras do modelo Face Shield para os colaboradores do hospital de Santa Rita do Sapucaí e da rede pública de saúde do município. Marcos Pontes recebeu de presente um astronauta impresso em 3D e autografou um outro exemplar para ficar exposto no laboratório.

inatel ministro ventilador agoto 2020No e-Health Innovation Center, voltado para as soluções de tecnologia para a saúde, o Ministro conferiu de perto o resultado da tríplice-hélice para a inovação, com a união da academia, indústria e poder público, que resultou na produção de um ventilador pulmonar. O equipamento, prototipado em poucas semanas por um grupo de voluntários, formado por professores, pesquisadores e alunos do Inatel, recebeu apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), ligada ao governo federal, e foi transferido para a empresa Ventrix, também de Santa Rita do Sapucaí. O ventilador está em fase de certificação e a capacidade é para produzir até 50 unidades/dia. O diferencial do ventilador desenvolvido pelo Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas.

Confira a galeria de fotos da visita no Flickr.

No Teatro Inatel, o Ministro fez um pronunciamento em que destacou as ações do Inatel na promoção da educação e desenvolvimento tecnológico, um exemplo a ser seguido. “Quando a gente vem ao Inatel vê exatamente o reflexo de tudo isso que eu tento pregar através do Ministério. Desde a motivação de jovens para suas carreiras em ciências e tecnologia, até levar a ciência para as escolas, trazer os alunos para a ciência e tecnologia, que é muito louvável e gostaria de reproduzir isso para o país todo. Porque isso causa uma transformação social. Espero que a gente possa trabalhar junto, no Ministério, para ampliar esses programas. O trabalho focado no desenvolvimento de soluções importantes e práticas para o país, que resolvem questões importantes e trabalham no desenvolvimento de tecnologias de ponta é o que eu gostaria de ver em todas as universidades do país”.

inatel ministro agoto 2020O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, destacou a importância da visita do Ministro ao campus, um marco para a história do Instituto. "Sua carreira demonstra que a ciência ganha relevância, se transformada em ações, em desbravamentos e em conquistas que impactam nosso dia a dia e o nosso futuro. A Ciência e a Tecnologia geram inovações quando embasada nas necessidades e anseios da sociedade, gerando riqueza para o Brasil e perspectivas de desenvolvimento para nosso povo. Com o apoio oferecido pelo senhor na condução do MCTI, seguimos esta linha e transformamos nossos conhecimentos e nossas pesquisas em resultados práticos que atendem as necessidades nacionais e oferecem a indústria nacional a possibilidade de se equiparar tecnologicamente com o que existe de mais atual ao redor do mundo.Os professores e especialistas do Inatel transferem para nossos alunos os conhecimentos alinhados com que existe de mais avançado e nos permite oferecer ao mercado um profissional recém-formado com experiência.Todo este ambiente contribui decisivamente para o empreendedorismo e para inovação. Por este motivo precisamos muito do seu apoio na condução do MCTI para mantermos neste momento tão desafiador as nossas ações".

Estiveram presentes também na visita o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, o deputado federal Olavo Bilac Pinto, o vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes, e o Pró-Diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, Carlos Augusto Rocha, além dos pesquisadores, professores e alunos envolvidos nas pesquisas e desenvolvimento de soluções.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800