Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Aplicativo que controla fábricas a distância é reconhecido no Japão

Importante Revista Japonesa publica pesquisa de aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel

Inatel Artigo Automação Publicado JapãoIII 06Jul20A automação industrial tem caminhado de forma acelerada e o Japão é considerado um dos principais representantes da robótica industrial com a mais avançada tecnologia do mundo nessa área. E foi em uma respeitada revista científica japonesa que a aluna do Inatel Adriene Magalhães e o Professor Alexandre Baratella publicaram um artigo em parceria com Tales Cleber Pimenta. Nessa época em que o trabalho realizado a distância está em alta, a pesquisa de Adriene iniciou de forma pioneira há três anos um estudo para uma aplicação industrial envolvendo conceitos de Indústria 4.0, com o propósito de unir máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas para melhorar a qualidade de vida com acesso as informações em qualquer lugar que se tenha internet.

Inatel Artigo Automação Publicado Japão CapaDe acordo com o orientador do trabalho, Prof. Alexandre Baratella, além do pioneirismo de iniciar a pesquisa ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 consolidava-se no mundo, o mérito também está na escolha pela revista japonesa, que recebe milhares de artigos de todos os continentes para selecionar apenas 15 para publicação mensal. “É uma grande conquista para a aluna e para o Instituto, essa publicação de alto impacto leva mais uma vez o nome do Inatel em nível global” reforça o professor e co-autor do artigo. 

A revista ICIC Express Letters, Part B: Applications tem grande repercussão na comunidade científica e a presença do artigo desenvolvido durante a graduação foi um início importante para nova pesquisadora formada no Inatel. “Uma das partes mais legais de pesquisas de controle e automação é a possibilidade de realizar experimentos que auxiliarão uma indústria real, utilizando equipamentos reais. Logo, aprendi e coloquei em prática! Também aprimorei minha escrita científica para a elaboração do artigo no meio do caminho” comemora a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto.

A tecnologia de produção dos robôs industriais japoneses já atinge níveis muito avançados, o país do Sol Nascente concentra 52% da oferta global da produção de automação fabril e por lá já são projetados robôs para trabalharem ao lado de humanos, por este motivo é tão relevante ter uma pesquisa de Engenharia de Controle e Automação reconhecida no país considerado berço da robótica.

Inatel Artigo de Automação Publicado no JapãoIIIO aplicativo apresentado no trabalho faz a leitura de um sensor de temperatura e monitora uma planta industrial (localmente e remotamente), controlando um atuador (motor) por meio de conceitos de Indústria 4.0. Sobre os desafios para se alcançar a publicação na disputada revista, Adriene relembra, “foi uma barreira passar o artigo para o inglês, pois existem diferentes formas de se traduzir, passamos três meses somente adaptando ao padrão da revista e mais cinco de muita ansiedade até a publicação, mas no fim tudo deu certo”.

Baratella, orgulha-se do resultado alcançado por sua aluna e orientanda: “o trabalho ficou realmente muito bom, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi validado com nota 100 e contou como publicação de artigo para os professores envolvidos”.

Link para o artigo: http://www.icicelb.org/ellb/contents/2020/7/elb-11-07-01.pdf
Assista a uma demonstração da pesquisa no vídeo:

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800