Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Estudantes e professores do Inatel desenvolvem equipamento de baixo custo para esterilização hospitalar

inatel radiacao ultravioleta biomedicaAlunos do curso de Engenharia Biomédica e dois professores do Inatel desenvolveram um equipamento de baixo custo capaz de esterilizar ambientes e leitos hospitalares. A solução utiliza uma radiação ultravioleta que extermina vírus e bactérias e é uma alternativa ao uso de álcool gel nesses ambientes. Com a aparência de um “rodo” articulado, a solução foi desenvolvida em menos de uma semana, considerando o levantamento de informações, pesquisa e construção do protótipo. As definições de funcionamento ainda estão sendo estudadas porque depende do resultado da cultura de bactérias para saber o tempo exato de exposição à radiação. “Nós trabalhamos com quatro parâmetros: o tamanho, a distância, a intensidade e o tempo de exposição da radiação para a esterilização”, explica o professor Filipe Bueno, que coordena o estudo juntamente com o professor Francisco Carvalho Costa, especialista em microbiologia, além de Angélica Braga, Thais Couto e Paulo Isaía, alunos de Engenharia Biomédica do Inatel.

O custo da solução é de cerca de R$ 100. Após a conclusão da pesquisa, o Inatel estuda a possibilidade de produzir unidades do equipamento para hospitais.
Essa é uma das soluções em desenvolvimento pelo grupo que está com cerca de 50 voluntários envolvidos em ações de tecnologia e saúde. São alunos dos cursos de Engenharia do Inatel, professores, colaboradores do Inatel, além do apoio de empresas do Vale da Eletrônica.
Ao todo, são 16 ações divididas em três frentes: pesquisa e levantamento de informações para orientação de profissionais; desenvolvimento de soluções tecnológicas e regulamentação.

Confira outras ações:
- Treinamentos e guias para profissionais de engenharia que atuam na manutenção de equipamentos hospitalares, além do empréstimo do simulador de ventilador utilizado para estudo da faculdade para testes.
- Produção de máscaras de acrílico para hospitais, clínicas e rede de saúde.
- Desenvolvimento de ventilador pulmonar. (em breve, mais detalhes)

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade