Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

LTE Network-in-a-Box é o primeiro projeto comercial derivado das pesquisas do CRR

LTE Network in a BoxO Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), que concentra as pesquisas na área de Comunicações Móveis do Inatel, está em fase de transferência de seu primeiro produto para o mercado. O LTE Network-in-a-Box é uma solução que integra uma estação rádio base com um núcleo de rede integrado, destinada à criação de Redes 4G LTE. É ideal para clientes que necessitam de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação especial para aplicações em localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega.

De acordo com o coordenador de Tecnologia e Inovação do CRR, Henry Rodrigues, a solução visa atender a diversos setores que possuem essas demandas específicas. “Um exemplo é o Agronegócio. Na maioria dos casos, o sinal das operadoras convencionais não chega às fazendas, pois o modelo de negócio delas não é voltado para esse mercado. No entanto, essas fazendas possuem tecnologia de ponta e precisam de conectividade. É aí que entra a nossa solução”, explica.

Ainda segundo ele, para montar uma rede LTE clássica são necessários vários equipamentos de grande porte e alto valor agregado, o que dificulta a criação de redes privativas. “O que fizemos foi colocar todas essas funcionalidades de uma rede dentro de um único equipamento, de tal forma que com apenas uma caixa, você consiga montar uma rede LTE com a mesma facilidade com que se cria uma rede Wi-Fi”.

Dentre as vantagens, os destaques são o baixo custo e a facilidade de instalação. Já com relação aos diferenciais, o equipamento é compatível com o Release 14 do 3GPP, permitindo a comunicação não somente com smartphones, mas também com terminais IoT com as tecnologias LTE-M (LTE for machines) e NB-IoT (NarrowBand IoT). Outro diferencial é uma arquitetura de hardware e software que permitirá a evolução do produto para o padrão 5G nos Releases 15 ou 16.

O LTE Network-in-a-Box pode atender também aos segmentos de segurança pública, mineradoras, concessionárias de energia elétrica, distribuidores de óleo e gás, que demandam por uma rede privativa, ou ainda pequenos provedores de internet, que possuem a licença para uso do espectro, mas não têm acesso aos equipamentos de alto custo, utilizados pelas grandes operadoras. “A previsão é que teremos mais de 14 milhões de redes móveis privadas pelo mundo e a grande extensão territorial e o relevo do Brasil propiciam muitas oportunidades para esse tipo de solução. Esse foi o entendimento do Inatel para apostar na Pesquisa e Desenvolvimento do LTE Network-in-a-Box e o interesse de várias empresas demonstram a importância dessa solução para os segmentos comentados acima”, acrescenta Sandro Azevedo, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center.

O projeto é um dos resultados dos quatro anos de pesquisa do CRR e o primeiro com esse viés comercial.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800