Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inovações para a Saúde, Meio ambiente e Indústria serão apresentadas na Feira Tecnológica do Inatel

São mais de 100 projetos à mostra, desenvolvidos pelos alunos da instituição e de universidades estrangeiras

Na 38ª edição da Feira Tecnológica do Inatel - FETIN estudantes da instituição e de universidades estrangeiras vão mostrar como a criatividade pode ser usada para criar inovações capazes de transformar o nosso dia a dia. Serão mais de 100 projetos nas áreas Saúde, Meio Ambiente, Automação, Games, entre outros segmentos relevantes para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Confira algumas das ideias que serão apresentadas na feira:

Mais qualidade de vida para pacientes renais

inatel fetin 2019 cicloergonmetroO “Cicloergômetro adaptado para atividade hemodialítica”, desenvolvido pelos alunos Leonardo Garcia Ferraz da Silva e Emerson Assis do Couto, tem o objetivo de auxiliar no bem-estar de pessoas com problemas renais, que precisam se submeter à Hemodiálise diariamente. Como eles passam muito tempo em tratamento (geralmente são 3 sessões por semana, de 3 horas cada), surgiu a ideia de um equipamento em que o paciente possa se exercitar enquanto passa pelo processo de hemodiálise.

O equipamento pode ser utilizado com as mãos ou os pés, dependendo da situação do paciente. O grande diferencial é sua capacidade de adaptação a diversas situações e tipos de leitos, evitando que o usuário passe mal por excesso de movimentação. Sua aplicação pode gerar melhorias significativas no processo de hemodiálise, reduzindo o tempo de tratamento para alguns pacientes, e melhorando a adesão e qualidade de vida.

“A maior inovação do projeto está no seu baixo custo para a elaboração e implantação, o que pode ser atrativo para clinicas, hospitais e planos de saúde, uma vez que vai trazer benefícios como a redução do tempo e melhoria da eficiência do tratamento para os usuários”, destaca Leonardo.

Descarte consciente de lixo eletrônico

O “CanCycle”, idealizado pelo estudante de Engenharia de Controle e Automação, Nathan Ribeiro da Cunha Azevedo, é um projeto que incentiva o descarte correto de lixo eletrônico. A ideia consiste em um ponto de coleta automatizado, onde as pessoas poderão depositar os equipamentos em desuso e serão bonificados por isso. Os materiais serão analisados e de acordo com seu valor agregado, revertidos em créditos para os usuários. Esses créditos poderão ser descontados na conta de energia, transferidos para um banco, ou até mesmo, doados para uma instituição de caridade.

inatel fetin 2019 to ligadoDivertir e conscientizar

O jogo “Gameficando o projeto Tô Ligado” desenvolvido pelo aluno Aguinaldo de Souza Júnior, do curso de Engenharia de Computação, tem como foco a conscientização contra o uso de drogas. Ao longo do jogo, o personagem principal encontra vários inimigos pelo caminho, usuários de drogas lícitas e ilícitas, que devem ser vencidos. O objetivo é que o jogador se inteire sobre os vários tipos de drogas existentes e conheça os malefícios que elas podem trazer à sua vida.

Solução para atender a demanda local

O “Desestoca”, criado pela aluna Stefany Rodrigues Lau, do curso de Engenharia de Controle e Automação, é uma plataforma para troca de materiais e componentes para o setor industrial. Ela foi pensada de acordo com a realidade do Vale da Eletrônica, onde as empresas muitas vezes descartam materiais que estão em desuso, mas ainda em bom estado. Por meio da plataforma, as empresas podem saber se há componentes em desuso em outras empresas que possam ser utilizados em seu processo produtivo, promovendo a reutilização desses materiais. Além de contribuir para o Meio Ambiente, evitando a geração de lixo, o projeto fortalece a cooperação entre as empresas e a economia local.

Incentivo às ideias promissoras

Todos os projetos apresentados na FETIN são avaliados por uma equipe multidisciplinar e os melhores são premiados ao final do evento. O Núcleo de Empreendedorismo do Inatel - NEmp também avalia os projetos e convida aqueles com maior potencial de inovação para ingressar nos programas de incubação e pré-incubação do Instituto.

Confira a programação completa da Fetin em www.inatel.br/fetin

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800