Pesquisas sobre 5G Híbrido Terrestre/Satélite e Internet do Futuro são destaque no SBRC 2019

inatel karina SBRC 2019O Inatel esteve presente, na última semana, na 37ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, o SBRC 2019, evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizado este ano na cidade de Gramado (RS). Dois alunos de mestrado, junto ao professor Antônio Marcos Alberti, apresentaram artigos relacionados às pesquisas desenvolvidas no Information and Communications Technologies Laboratory (ICT Lab), nos diversos workshops temáticos que compuseram o evento.

A aluna Karine da Costa apresentou o artigo “Virtualização em Redes Terrestres/Satélite 5G”, resultado de um trabalho realizado há mais de um ano em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (SINDISAT), que visa o estudo e a proposta de uma arquitetura híbrida terrestre-satélite para infraestrutura da rede 5G no Brasil. O objetivo do artigo foi levantar e entender quais os recursos e ferramentas utilizados na simulação ou emulação dessas arquiteturas de rede híbrida para fins de análise de desempenho dos diversos cenários possíveis de interoperabilidade tecnológica.

inatel victor hugo SBRC 2019O aluno Victor Hugo D'Avila apresentou o artigo “NovaGenesis NameBindings: Avaliação de Virtualização em Escala”, que apresenta uma avaliação em escala dos serviços de publicação e assinatura de conteúdos da arquitetura convergente de informação NovaGenesis, idealizada pelo professor Alberti e utilizada nas pesquisas do ICT Lab. O estudo complementa os trabalhos prévios dessa proposta e valida seus serviços através de experimentações em múltiplos cenários.

O professor Alberti apresentou o artigo “Uma Proposta de Contramedida ao Ataque Jamming em Redes IEEE 802.15.4 utilizando Rádio Cognitivo”, do aluno Fábio de Almeida. Ele aborda as características do ataque de interferência Jamming sobre a rede IEEE 802.15.4 e propõe uma contramedida inovadora a esse ataque utilizando um sistema de rádio cognitivo definido por software para detectar e proteger a rede.

Para o Prof. Alberti, que é co-autor dos três artigos e orientador dos estudantes, a presença do Inatel no evento deste ano foi especial. “Participo há vários anos do Simpósio e é bom ver que a nossa proposta, a Nova Genesis, que utiliza redes nacionais de pesquisa, como a FIBRE e a RNP, continua gerando resultados relevantes,”, conclui.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br