Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Professores do Inatel são contemplados com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

inatel bolsaPQTrês professores do Inatel foram selecionados pelo CNPq para receberem Bolsas de Produtividade em Pesquisa no período de 2019 -2022. A bolsa reconhece os pesquisadores com produção acadêmica expressiva e destaque no meio acadêmico e científico, além de fornecer um auxílio mensal em dinheiro e oportunidades exclusivas para participação em editais.

O professor Arismar Cerqueira Sodré Júnior, que já era bolsista nível 2 desde 2010, foi promovido para nível 1D, em virtude de sua alta produtividade nos últimos anos. É o primeiro professor da instituição a atingir esse nível, concedido a um número restrito de pesquisadores. “É um mérito gigantesco não só para mim, mas também para o Inatel, porque reconhece a produção científica e tecnológica e o alto nível de inovação que temos feito aqui. Confirma a relevância do meu trabalho, levando em conta os artigos publicados, as patentes e projetos sob minha coordenação. É um reconhecimento de grande valia que, com certeza, vai render frutos no futuro”, afirma o professor, que é coordenador do Laboratório WOCA, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Comunicações Ópticas e 5G.

Outra novidade foi a escolha do professor Jorge Ricardo Mejia Salazar para receber a Bolsa Produtividade pela primeira vez. O professor, selecionado como bolsista nível 2, atribui sua escolha ao seu trabalho como orientador, à participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais e às publicações de relevância mundial. “Penso que esta bolsa é um reconhecimento pela dedicação e um incentivo para continuar trabalhando duramente no desenvolvimento de minhas pesquisas”, avaliou o professor.

O coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações - CRR, professor Luciano Leonel Mendes, que é bolsista nível 2 desde 2016, teve sua primeira renovação nesta seleção. Com as duas renovações e a nova bolsa, o Inatel completa cinco bolsas de produtividade em pesquisa, incluindo a dos professores Rausley Amaral e Joel Rodrigues, que foram contemplados em anos anteriores.

A análise do CNPq para a seleção dos bolsistas leva em consideração índices como publicações de artigos em periódicos, somatório do fator de impacto das publicações, publicações em conferências relevantes, número de citações em periódicos, coordenação de projetos e orientações concluídas.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800