Professores do Inatel serão experts dos tours 5G e IoT/Cloud do Futurecom 2018

inatel experts futurecom outubro 2018Os professores e pesquisadores do Inatel em 5G e IoT serão os mentores técnicos que acompanharão os visitantes nos tours guiados pelas inovações nessas áreas no Futurecom 2018, o maior evento de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) da América Latina. A feira ocorre de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

O Inatel é um Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, referência na área de Telecomunicações e TIC, com mais de 50 anos de história. Foi a primeira faculdade do Brasil a oferecer graduação em Engenharia de Telecomunicações e hoje conta com sete cursos de graduação, além de pós-graduação e Mestrado. “A contribuição dos professores do Inatel é um fator de grande enriquecimento para a experiência dos nossos visitantes no Futurecom, seja pela orientação especializada, assim como pela agregação de conteúdo relevante”, afirma o Diretor do Futurecom, Hermano Pinto.

O conceito de visitas guiadas foi iniciado no Futurecom de 2017, com participação intensa dos visitantes. Pelo segundo ano, as inovações para a futura rede de comunicação móvel serão visitadas sob a condução do coordenador de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, professor Dr. Luciano Leonel Mendes. O CRR concentra pesquisas na área de 5G, com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), e integra o consórcio 5G-RANGE, com a participação de instituições e empresas do Brasil e Europa. A solução do Inatel em 5G com tecnologia nacional vai ser demonstrada no estande G14. O transceptor foi apresentado publicamente pela primeira vez no Brasil em agosto de 2017, no MCTIC. Um ano depois, a solução apresenta melhorias e novas aplicações. “Hoje, conseguimos um alcance muito maior que ocorreu na demonstração no MCTIC, em Brasília, sendo possível já viabilizar a conexão em escolas rurais e áreas remotas. Além disso, conseguimos licença da Anatel para testes de densidade de cobertura, para fazer medidas em vários pontos, área urbana e área rural, para saber quão longe podemos ir hoje”, explica o professor.

A visita guiada às soluções em Internet of Things / Cloud tem dois experts confirmados como mentores técnicos. O professor Dr. Antonio Marcos Alberti é coordenador do ICT Lab (Information and Communication Technology Laboratory), atuando principalmente em tecnologias emergentes e redes futuras. E o professor e especialista em Sistemas do Inatel Competence Center (ICC), Daniel Mazzer, que coordena o curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Mobile e Cloud Computing. Os tours guiados são abertos para todas as credenciais do evento, mas é necessária inscrição prévia. Outras informações no site www.futurecom.com.br.

Mais Inatel no Futurecom

As Redes 5G e a IoT, os desafios e oportunidades que surgem delas e com elas, também serão tema da palestra do Pró-Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Inatel, professor José Marcos Câmara Brito, no dia 17 de outubro, na Arena Mauá 1, às 10h45, com acesso livre aos visitantes da feira.

Empreendedorismo do Inatel também estará presente no Futurecom 2018, no estande Inovação 09. Empresas graduadas, incubadas e pré-incubadas na instituição vão expor os serviços e inovações.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br