MOMAG 2018 encerra como melhor edição da década

Inatel Momag plenarias sessao qua agos2018 312Foram quatro dias de intensa troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de todo o país e de outras partes do mundo. O MOMAG 2018 reuniu 320 congressistas, dentre professores, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades, que apresentaram projetos nas áreas de Antenas, Radiofrequência, Óptica e Eletromagnetismo. O evento também foi marcado pela presença de pesquisadores estrangeiros de renome no setor de Telecomunicações, que compartilharam seus estudos com os participantes.

O grande destaque desta edição foi a participação do Prof. Dr. Raj Mittra, um dos maiores especialistas em Antenas do mundo, que dirige o Laboratório de Comunicação Eletromagnética da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O pesquisador destacou a participação de jovens pesquisadores no MOMAG. “Os estudantes tiveram uma grande oportunidade de acompanhar as pesquisas e interagir com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países.”

Pela primeira vez no Inatel, ele ficou impressionado com a alta qualidade das pesquisas realizadas pela instituição e parabenizou a parceria e o apoio mútuo envolvendo o Inatel e o MCTIC para o desenvolvimento do 5G. “A infraestrutura e as pesquisas são de alta qualidade e precisam ser mostradas para o mundo. Com certeza, o desenvolvimento realizado aqui vai beneficiar outros países.”

Outra presença notória no evento foi a dos representantes das Forças Armadas Nacionais que participaram da sessão especial sobre Tecnologias Militares, no último dia de evento. Para o Coronel Jacy Barbosa Júnior, comandante do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro, é um orgulho poder participar de eventos como este. “Voltar ao Inatel e ver que ele continua sendo uma instituição que nos aproxima da comunidade acadêmica é muito bom. É importante mantermos essa proximidade porque não há como ter defesa nacional eficiente e eficaz se não tivermos a academia, a indústria e as forças armadas trabalhando juntas.”

Segundo o Prof. Dr. José Roberto Cardoso, diretor da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo - SBMag, que integra o comitê organizador do evento, esta foi a melhor edição do MOMAG da última década. “A infraestrutura oferecida pelo Inatel permitiu que uma quantidade enorme de pesquisadores formasse uma rede, um networking importante, em um ambiente agradável e bem organizado. Isso foi fundamental para que a comunidade de Eletromagnetismo, que é grande, saber exatamente a potencialidade do Inatel e espero que isso gere frutos em termos de cooperação e trabalhos conjuntos.”

Os participantes também elogiaram esta edição do MOMAG. Filomena Barbosa Rodrigues Mendes, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) destacou a qualidade das atividades oferecidas. “Já no primeiro dia fiz dois minicursos focados na minha área de pesquisa, com a demonstração de softwares para fazer simulações de eletromagnetismo. Estou saindo com muito conhecimento para aplicar”.

Premiação

Os melhores trabalhos apresentados no MOMAG 2018 foram premiados e receberam menções honrosas durante a cerimônia de encerramento do evento. A premiação foi dividida nas seguintes categorias: Melhor Artigo de Iniciação Científica, Melhor Pôster, Melhor Paper na área de Antenas/RF/Wireless, Melhor Paper na área de Óptica e Melhor Paper na área de Magnetismo.

Confira os vencedores:

MOMAG Ganhadores 1Melhor Artigo de Iniciação Científica
“Reforçador de RF baseado em um arranjo de antenas monopólio com refletores para Drones”
Autores: Letícia Bernardes; Hugo Filgueiras; Eduardo Saia; Arismar Cerqueira S. Jr.

Esta foi a primeira edição a ter uma categoria voltada a alunos de graduação, destinada a apresentação de artigos de Iniciação Científica. O Inatel recebeu diversas inscrições e 32 artigos foram aceitos para publicação. A categoria também foi inserida na premiação.

MOMAG Ganhadores 2

Melhor Pôster

“Análise e otimização de um oscilador linear através do método de circuito magnético equivalente”

Autores: Aleandro de Espindola; Tiago Staudt; Thiago Hideki Akinaga; Nelson Jhoe Batistela; Nelson Sadowski; Carlos A. C. Wengerkievicz

MOMAG Ganhadores 3Melhor Paper Antenas/RF/Wireless
“ Sistema de Radar com Processamento Fotônico Baseado em Antenas Cassegrain com Banda Dupla”
Autores: Tiago Brandão; Hugo Filgueira; Andreia Aparecida Castro Alves; Suzanne Melo; Filippo Scotti; Antonella Bogoni; Arismar Cerqueira S. Jr.

MOMAG Ganhadores 4Melhor Paper Óptica/Óptico-wireless
“Impacto da Largura de Pulso na Sensibilidade e no Alcance de Senso e no Alcance de Sensor Distribuído de Temperatura à Fibra Óptica Baseado em Espalhamento Raman.”
Autores: Marianne Silva; Henrique Patriota Alves; Jehan Nascimento; Joaquim F. Martins-Filho

MOMAG Ganhadores 5Melhor Paper Magnetismo
“Superfícies Seletivas de Frequência Inteligentes Baseadas em Grafeno”
Autores: Rodrigo Paiva; Rodrigo M. S. de Oliveira; Manoel Elias Filho; Nilton Rodrigues

Clique para conferir as fotos do evento.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br