Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Redes 5G e especialista mundial em antenas são destaque desta segunda-feira no MOMAG 2018

inatel momag segunda feira agosto 2018 25A transformação que pode ocorrer com a chegada do 5G, os desafios de implantação e a participação do Brasil, e em especial do Inatel, nas pesquisas mundiais sobre o assunto tiveram destaque nas apresentações do segundo dia do MOMAG 2018, que ocorre no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Nesta segunda-feira, dia 13, o evento foi aberto pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Salvadori Martinhão. “O Brasil possui um uma grande extensão territorial e para integrar os diferentes municípios de nosso país precisamos de comunicações ópticas. Isso só será feito a medida que o país possua profissionais capazes de tratar desses temas. A medida que essas temas sejam debatidos em eventos como esse, serão incentivados a geração de inovações, o desenvolvimento tecnológico, produtos e serviços com base em microeletrônica, eletromagnetismo, em prol do desenvolvimento do nosso país”.

inatel momag segunda convidados agosto 2018O evento contou com uma sessão especial sobre 5G que reuniu representantes do governo, da pesquisa, de regulação e das empresas. Participaram o coordenador do Centro de Radiocomunicações do Inatel, José Marcos Camara Brito, o presidente do projeto 5G Brasil, Cesar Rômulo Silveira Neto, o gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agostinho Linhares de Souza Filho, e o Diretor do Departamento De Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gustavo Sampaio Gontijo. O protótipo do transceptor 5G desenvolvido pelo Inatel está em demonstração durante o MOMAG.

inatel momag segunda feira agosto 2018 169Uma das apresentações de maior expectativa nesta segunda-feira foi do professor Dr. Raj Mittra, considerado um dos maiores especialistas de antenas do mundo. Pela primeira vez na região, Mittra falou sobre a utilização de metamateriais para o aumento de desempenho das antenas e a utilização em 5G. O pesquisador é diretor do Laboratório de Comunicação Eletromagnética da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tem mais de 1.000 papers publicados, onze livros e três patentes.

O coordenador do MOMAG 2018, professor Dr. Arismar Cerqueira, destacou as inovações desta edição do evento, como um aplicativo, o controle de acesso RFID desenvolvido por uma empresa incubada no Inatel, além da apresentação de projetos de iniciação científica, incentivando cada vez mais a participação de estudantes no MOMAG. “Buscamos nesse evento mostrar a integração das instituições de ciência e tecnologia, com o governo, a indústria e as forças armadas. Ao longo desses dias, teremos excelentes apresentações em prol da inovação e desenvolvimento”, afirmou Arismar. Ao todo, o MOMAG 2018 teve 342 papers submetidos e 202 aceitos para apresentação. O MOMAG continua até quarta-feira. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site Inatel.br/momag2018. Confira a galeria de fotos nesse link.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800