MOMAG contará com sessão especial para discutir as Tecnologias Militares

militarAs Tecnologias Militares terão destaque durante a programação do MOMAG deste ano que acontece no Inatel. Elas serão abordadas e discutidas em uma sessão especial, distribuídas em quatro palestras sobre o tema. O debate será realizado no próximo dia 15 de agosto. De acordo com o Coordenador geral do evento e professor do Inatel, Arismar Cerqueira Sodre Júnior, que abrirá a sessão, os projetos de P&D em radares com o Exército Brasileiro, realizados nos últimos seis anos pelo Laboratório Wireless and Optical Convergent Access-WOCA, serão apresentados aos participantes.

“O Laboratório WOCA tem participado de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com empresas de defesa nacional, tais como Bradar, SAVIS e Embraer no desenvolvimento de radares de defesa aérea, cujo principal cliente é o Exército Brasileiro. Neste período de seis anos, trabalhamos no desenvolvimento de antenas para diversos radares do Exército Brasileiro, além do desenvolvimento de antenas para MAGE (Medida de Apoio à Guerra Eletrônica) do Projeto Nacional SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), na análise de interoperabilidade eletromagnética nas torres do SISFRON, entre outros. É um tema merece destaque nesta programação”, ressaltou o professor. O assunto será debatido das 10h30 às 12h, no Teatro Inatel.

Confira o que será abordado na sessão especial de tecnologias militares:

Palestra 1 - Profº Arismar Cerqueira Sodre Júnior – Irá abordar os projetos de P&D em radares com o Exército Brasileiro, realizados nos últimos seis anos pelo Laboratório Wireless and Optical Convergent Access-WOCA.

Palestra 2 - Coronel Engenheiro Militar Judson Benévolo Xavier Junior - Papel do CTEx nas Atividades de Ciência e Tecnologia do Exército – A Visão geral do Centro Tecnológico do Exército, no contexto do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, sua missão, áreas de competência, projetos, resultados e reflexos para a sociedade.

Palestra 3 - Coronel Jacy Barbosa Junior - Tecnologia e Inovação em Ambiente Militar – Abordará a visão geral do ambiente militar e da necessidade de pesquisa direcionada para as especificidades da profissão militar. Tecnologias com "vocação militar" e o papel da Indústria e da Academia na evolução da arte da guerra.

Palestra 4 - Eng. Dr. Marco Aurélio Nunes da Silva: CLBI: Preparar, Lançar e Rastrear - Visão geral das principais missões institucionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI: preparar, lançar e rastrear) dentro do contexto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) sob responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), dando destaque para a recente iniciativa relacionada às atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) por meio de Linhas de PD&I do CLBI, formalização para credenciamento de Fundações de Apoio (FAs), futuras parcerias em Projetos de Pesquisa e divulgação do VIII Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI (VIII FoPI).

Sobre o MOMAG

O MOMAG é um evento bienal, promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), e unirá mais uma vez o 18º SBMO – Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o 13º CBMag – Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. Participar do MOMAG é uma grande oportunidade para o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores em um dos maiores eventos nacionais de âmbito cientifico e tecnológico.

Em 2018, o evento ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto e será realizado nas dependências do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, situado na cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG. Confira a programação completa aqui.

momag

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br