Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisas do Inatel ganham destaque em eventos nacionais e mundiais sobre 5G

Em novembro, Brasil sedia 5G Global Event

inatel 5g global event austin maio 2018 1As últimas semanas foram intensas para os pesquisadores do Inatel, que participaram de importantes eventos no Brasil e em outros países para debateram a rede 5G e outros assuntos envolvendo telecomunicações. O mais expressivo deles foi o 5G Global Event - 5G Americas, realizado em Austin, nos Estados Unidos, nos dias 16 e 17 de maio.

Os professores do Inatel, José Marcos Camara Brito e Luciano Leonel Mendes, além de José Sampaio Gontijo, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), representaram o projeto 5G Brasil, formado por associações, instituições de pesquisa, governo e empresas do setor de Telecomunicações do país. O professor Brito é Secretário-Geral do 5 G Brasil e moderou o painel sobre arquiteturas de rede para 5G e também integrou um painel que apresentou tendências e colaborações para a futura rede de comunicação móvel.

O professor Luciano Leonel também participou de dois painéis e apresentou as pesquisas brasileiras sobre o alcance do 5G em áreas remotas, desenvolvidas pelo Inatel e também pelas instituições parceiras do projeto 5G-RANGE entre Brasil e Europa.O 5G Global Event é um dos principais do mundo no debate da futura rede de comunicação móvel e reúne especialistas de importantes associações globais para discutir o status atual e o progresso do 5G. Integram o grupo, entidades representando as Americas, o Brasil, Japão, a República da Coreia, a China e a Europa. O evento é realizado duas vezes por ano e a próxima edição será no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro. “Essa representação reforça a importância da pesquisa brasileira, que está junto com os principais centros do mundo na discussão de um novo padrão de comunicação móvel”, afirma José Marcos Camara Brito.

NI Week
inatel niweek nationalinstruments maio 2018Também em Austin, nos Estados Unidos, o professor Luciano Leonel Mendes fez uma apresentação na NI Week, da National Instruments. Luciano representou o consórcio 5G-RANGE e falou sobre as pesquisas e demonstrações da solução 5G desenvolvida pelo Inatel utilizando equipamentos da multinacional. O grande destaque foi aplicação das soluções para levar cobertura de Internet de alta qualidade em regiões remotas e áreas rurais.
Desde 2016, o Inatel integra o National Instruments Lead User Program, seleto grupo de instituições mundiais que utiliza as soluções da NI para pesquisas na área de 5G.

Painel Telebrasil
No Brasil, entre os dias 22 e 24 de maio, foi realizado o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações. As pesquisas do Inatel na área de 5G tiveram destaque no painel da Abrasat sobre o futuro das redes de satélite e o potencial que a desoneração poderia trazer para o desenvolvimento do mercado. Os pesquisadores Antonio Marcos Alberti e Thiago Dornas participaram do debate e falaram sobre as pesquisas realizadas em parceria com o Sindisat.

inatel painel telebrasil2018 maio 2018 1webO pesquisador Henry Rodrigues representou o Inatel no painel "Perspectivas Iniciais no Brasil e casos de uso", no IEEE 5G Summit, realizado pelo IEEE Communications Society dentro do Painel Telebrasil. O debate foi sobre as ações concretas relacionadas com o 5G no Brasil e que estão em andamento, como as realizadas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações do Instituto. A solução desenvolvida pelo CRR foi premiada no ano passado na Europa e foi demostrada pela primeira vez no país em agosto de 2017.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800