Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

1º Programa EduTec&Cria tratará de Internet do Futuro e contará com debates, workshop e hands on, a partir do dia 29

Inscrições deverão ser realizadas pelo site do evento e possuem validade para toda programação

INATEL Curadoria IOT Post2 1200x630pxAtravés do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Inatel, no sábado, dia 29 de abril, iniciará a primeira curadoria do EduTec&Cria. A ação será realizada no laboratório de ideação da instituição e seguirá com atividades até o dia 16 de maio. No total, a programação de atividades inclui três apresentações, um workshop, e uma atividade hands on.

A primeira atividade desta edição do EduTec&Cria será uma palestra de Introdução sobre Internet do Futuro e suas oportunidades. A ação, que tem como curador o professor do Inatel, Dr. Antônio Marcos Alberti, tem início às 09h, com previsão de término para 12h. Nesta primeira parte da atividade, será realizada uma palestra introdutória ao assunto Internet do futuro e, por fim, será realizada uma mesa-redonda de debate sobre os temas apresentados com os seguintes participantes: Prof. Dr. Joel Rodrigues, MSc. Daniel Lopes Fussia e o Esp. Jorge Roberto Carneiro.

A segunda atividade desta edição ocorre no dia 04 de maio, às 10h, com uma apresentação realizada em inglês, com o tema “Future internet and RINA Architecture”. Neste dia também haverá um bate papo com o convidado, Dr. Eduard Grasa, da i2Cat Espanha, que fará toda a sua participação remotamente.

Já a terceira atividade, tratará das limitações da internet atual e do projeto NovaGenesis, que serão tema de uma palestra e de uma mesa-redonda no dia 13 de maio, iniciando às 8h, com os convidados Dr. Mateus Santos e com o Eng. e Esp. Vinicius Soares.

A 1ª edição do EduTec&Cria também proporcionará um Workshop e uma demonstração em laboratório. A ação será realizada no dia 15 de maio, às 21h30, com o tema: Aprofundamento na NovaGenesis. Haverá também uma demonstração no ICT Lab do Inatel.

Para finalizar o evento, haverá no dia 16 de maio, às 21h30 um hands on. Os participantes serão convidados a colocarem a mão na massa, subindo uma VM (máquina virtual) com a NovaGenesis e fazendo um “hello world” na prática. O participante nesta atividade deverá trazer laptop com sistema operacional Linux instalado.

Inscrições

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pelo site do evento (inatel.br/edutec) a partir de segunda-feira, dia 24, e é válida para toda programação. A única contrapartida exigida dos participantes é a participação em todas as atividades da programação da Curadoria. Os participantes deverão ter no mínimo 80% de presença nas atividades programadas para receber o certificado de 12h. Os participantes somente poderão faltar em uma única atividade com duração máxima de 2h. O intuito da curadoria é proporcionar uma experiência de conhecimento, que só será integral a partir da participação em todas as atividades propostas na programação. Não é exigido conhecimento prévio para os temas.

O Programa

O Programa de Curadoria Inatel EduTec&Cria possui o objetivo de disseminar o conhecimento e promover uma discussão crítico-reflexiva sobre temas contemporâneos relacionados à educação, tecnologia e criatividade. Dessa forma, a iniciativa deste programa é de construir um conhecimento através da visão crítica de um curador especialista. Que com sua liberdade de curadoria deve delinear uma linha de raciocínio, uma visão ou perspectiva de futuro, através de suas escolhas para atividades junto à comunidade, sempre através de uma dinâmica que levará os participantes diretamente aos pontos mais relevantes do tema.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800