Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Arquitetura de Internet desenvolvida no Inatel ganha repercussão mundial

inatel ict labAs pesquisas desenvolvidas no Inatel na área de Internet do Futuro foram divulgadas recentemente em periódicos internacionais de grande relevância no meio científico. Ambos os artigos abordam a NovaGenesis, arquitetura alternativa de Internet idealizada pelo professor Antônio Marcos Alberti e desenvolvida no ICT LAB (Information and Communication Technologies Laboratory), um dos laboratórios de pesquisa da instituição.

O primeiro artigo (clique para ler) foi divulgado em agosto na Revista Computers & Electrical Engineering e aborda um trabalho realizado em parceria com a equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). Segundo o professor, esse é um dos primeiros trabalhos do mundo a unir as tecnologias de Rádio Cognitivo, Internet das Coisas e Internet do Futuro.

“Fizemos testes que mostraram que a NovaGenesis pode transferir amostras de energia do spectro da mesma forma que a internet atual faz, só que com algumas vantagens, como mais confiabilidade, segurança, e facilidade no rastreamento de dados. Com isso, conseguimos monitorar o spectro para evitar colisões de dados de IoT com Wi-Fi”, explica o professor.

O segundo artigo (clique para ler), divulgado na revista Future Generation Computer Systems, será publicado em fevereiro de 2017, mas já está disponível na versão online. Ele trata da NovaGenesis como uma proposta alternativa aos atuais sistemas de resolução de nomes da rede munidal de computadores. “A internet inteira usa um sistema chamado DNS. Provamos que o esquema de nomeação da NovaGenesis tem vantagens em relação ao modelo corrente. Também fizemos testes de laboratório que comprovaram essas melhorias”.

Ambas as publicações são classificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com alto fator de impacto. De acordo com Antônio Alberti esses são os primeiros artigos publicados em periódicos internacionais sobre a arquitetura desenvolvida na instituição e existem outros aguardando aprovação, que envolvem as diversas frentes de pesquisa que se dedicam a NovaGenesis na instituição.

Sobre a NovaGenesis

Uma alternativa às arquiteturas correntes tanto para Internet, quanto para as novas gerações de comunicações móveis. A NovaGenesis inclui tecnologias de informação, processamento e armazenamento de dados, e também de Rede, em uma coisa só. Por ser assim, ela também é uma arquitetura preparada para o advento da Internet das Coisas.

Fruto de uma pesquisa iniciada em 2008 pelo professor Antônio Marcos Alberti, como parte dos estudos de pós-doutorado realizados por ele na Coréia do Sul, o projeto conta com a participação dos pesquisadores do ICT Lab, dentre alunos de graduação e mestrado da instituição, e com o apoio de pesquisadores de outras universidades do Brasil e do exterior.

O professor Antônio Alberti vai estar presente no Futurecom 2016 para falar sobre essas e outras pesquisas que desenvolve no ICT Lab. A palestra acontece no dia 19 de outubro, às 16h40, no Auditório Chile.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800