Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Professor do Inatel lança livro sobre tecnologias para a saúde

inatel livro joel e health2 setembro 2016 webO professor e pesquisador do Inatel, Joel Rodrigues, é um dos autores do livro e-Health Systems – Theory, Advances and Technical Applications, publicado e lançado mundialmente pela editora Elsevier, que já está disponível também na biblioteca do Instituto. Joel chegou recentemente ao Inatel vindo da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, país onde atua também como pesquisador no Instituto de Telecomunicações. O professor e pesquisador tem grande experiência na área de Redes e também em Tecnologias para a Saúde, tema do livro recém-lançado, escrito com outras duas pesquisadoras da Espanha, Sandra Sendra e Isabel de la Torre. “É uma obra atual, escrita em uma perspectiva pedagógica, com grande fundamentação científica e linguagem simples para poder atingir um grande público”, afirma o professor.

O livro abrange aspectos chaves da chamada “saúde eletrônica”, como as normas mais utilizadas e tecnologias emergentes como redes de sensores corporais, Cloud Computing em saúde, a segurança da informação e até mesmo a influência das tecnologias móveis na saúde e das redes sociais nas relações entre profissionais de saúde e pacientes. “Estamos em um momento interessante na área da saúde em termos mundiais. Tínhamos a saúde centrada no profissional da saúde e no hospital e o paciente era um mero utilizador dos serviços de saúde. Hoje, com a evolução das tecnologias e novas tendências políticas, estamos a evoluir para uma perspectiva em termos o paciente no centro e toda a estrutura à sua volta para o servir e cuidar para satisfazê-lo como cliente. Pensamos muito em uma saúde personalizada em uma perspectiva de humanização”, explica Joel, que cita ainda exemplos como a telemedicina e telemonitorização que podem contribuir para ambientes de vida assistida e diminuir o número de internações hospitalares.

Este é o terceiro livro publicado por Joel Rodrigues, que participou ainda de edições de várias obras, ligadas às tecnologias para a saúde e às tecnologias de redes emergentes. É membro do Steering Committee da IEEE Life Sciences Technical Community (e Publications co-Chair) e representante da IEEE Communications Society no IEEE Biometrics Council. É o editor chefe das revistas científicas International Journal on E-Health and Medical Communications, Recent Advances on Communications and Networking Technology e Journal of Multimedia Information Systems. “A forma como eu vejo a academia se enquadra muito na filosofia do Inatel, de inovação constante. Para mim, a pesquisa está ligada à produção inovadora que gere valor para sociedade e para as empresas. Estou sendo muito bem recebido na instituição e espero contribuir para essa caminhada de sucesso que tem sido cultivada ao longo dos anos”.

O livro está à venda no site da Amazon: https://www.amazon.com/Health-Systems-Theory-Technical-Applications/dp/178548091X

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200