Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel recebe pesquisadores europeus e participa de ICT Week, em Brasília

inatel visita ue crr ict week setembro 2016 147 webPesquisadores do Inatel e de instituições de ensino e pesquisa da Europa se reuniram para trocar experiências e informações sobre os trabalhos desenvolvidos na área de radiocomunicações. Desta vez, o encontro foi realizado no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 21 e 22 de setembro. A ação foi uma continuação do projeto Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia 5G, no qual houve, no ano passado, uma visita de pesquisadores brasileiros a instituições europeias de reconhecida competência em pesquisas na área de 5G.

O professor da Universidade de Oulu, Matti Latva-aho, o professor da Universidade de Surrey, Pei Xiao, e o diretor do IMDEA Networks, Arturo Azcorra, passaram dois dias no campus em Santa Rita do Sapucaí, apresentaram as pesquisas realizadas em seus países e acompanharam as apresentações dos pesquisadores do Inatel que integram o Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel e desenvolvem pesquisa em 5G nas seguintes áreas: camada física e múltiplo acesso, antenas, dispositivos de radio frequência e fotônica, rádios cognitivos e modelamento de canal, além de IoT e Internet do Futuro.

Em Brasília

inatel ict week brasilia brito 5G crr setembro 2016 2webNa mesma semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) organizou, em Brasília, o seminário ICT Week, que reuniu representantes do governo, pesquisadores e representantes de empresas de tecnologia do Brasil e do exterior para discutir segurança cibernética, Internet das Coisas, serviços Over The Top (OTT) e tecnologia 5G. O painel “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em 5G”, realizado no dia 23 de setembro, contou com a participação do coordenador geral do CRR, professor José Marcos Câmara Brito, dos pesquisadores europeus que estiveram no Inatel, do coordenador geral da Sepin/MCTI, Eder Eustáquio Alves, do gerente da equipe global de Assessoramento Técnico da TIM, Pierpaolo Marchese, do gerente de Tecnologias de Comunicação sem Fio da Fundação CPqD, Fabrício Figueiredo, e do professor da Universidade de São Paulo, Moacyr Martucci Junior.

Para o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MCTIC, José Gontijo, o seminário é uma oportunidade de estreitar laços e promover o desenvolvimento tecnológico do Brasil e União Europeia. "A intenção é fortalecer os laços, aproximar as indústrias, empresas e universidades das duas regiões".

Ainda no dia 23, totalmente dedicado à temática 5G, houve painéis para discutir as tendências para as redes de quinta geração na ótica das empresas fabricantes de equipamentos e das operadoras de telecomunicações. “A participação do Inatel no seminário de 5G foi um reconhecimento do governo quanto aos avanços que o CRR vem fazendo nas pesquisas nesta área no Brasil. O evento como um todo foi uma excelente oportunidade para estreitar laços de cooperação com os principais atores na definição das redes do futuro no Brasil e no mundo”, destacou o coordenador Geral do CRR, professor José Marcos Câmara Brito.

Confira as fotos das apresentações dos pesquisadores europeus e do Inatel no Flickr.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800