Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Smart Campus reforça parceria do Inatel com alunos e ex-alunos

inatel icc smart campus agosto 2016 50Imagina ver o que aprendeu na faculdade, em projetos de pesquisa, com muitos dias e noites de estudos e dedicação, transformados em uma solução com grande apelo de mercado e aplicado na prática dentro do campus onde estudou e possibilitou todo esse desenvolvimento? Pois bem, o Smart Campus do Inatel começa exatamente desta maneira, com projetos que nasceram dentro do próprio campus por meio de alunos e ex-alunos da graduação, do mestrado e egressos que atuam no Inatel Competence Center. O primeiro projeto do Inatel Smart Campus é o de iluminação inteligente e será lançado no dia 31 de agosto. O desenvolvimento dessa solução se deu por meio da parceria entre o ICC e da startup Das Coisas, incubada no Inatel e que conta com alunos e ex-alunos da instituição, além da Tacira, especializada em smart cities.

inatel iluminacao smart campus ago 2016Serão 75 postes do campus, que já começaram a receber a solução inteligente de automatização da iluminação, capaz de fazer a leitura da luminosidade local para o acionamento e desligamento das lâmpadas, além da leitura de potência consumida da rede. Todas as informações coletadas serão gravadas e a análise dos dados feita por uma plataforma de Analytics. De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel, Leandro Guerzoni, que coordena as ações do Inatel Smart Campus, a intenção é tornar o Inatel um centro de referência também em Internet das Coisas, “queremos ter um ambiente para aplicar e mostrar toda a tecnologia desenvolvida na instituição tanto no ambiente acadêmico quanto na área de P&D e em nosso ecossistema de empreendedorismo direcionadas para IoT”. E realmente são muitas as ações que surgem e todas interligadas nesse projeto.

inatel smart campus dascoisas agosto 2016O recém-formado Leonardo Ribeiro Gonçalves, da empresa Das Coisas, afirma que é gratificante ver o trabalho aplicado no campus onde estudou. “Nossa formação é no Inatel, devemos tudo o que sabemos à instituição. Além disso, fazer parte do projeto Smart Campus irá abrir muitas oportunidades de negócio para a área em que atuamos. É uma chance incrível”. Uma prova da força da exposição é que esse projeto piloto de iluminação já tem destino comercial certo. Será implantado pela empresa Tacira, também parceira no Smart Campus, no conceito de Cidade Inteligente que realiza no município de Águas de São Pedro, interior de São Paulo.

inatel icc smart campus agosto 2016 20A iluminação inteligente é apenas o primeiro projeto do Inatel Smart Campus que pretende criar uma rede de conectividade que permita que outros serviços possam ser oferecidos dentro do campus e, acima disso, uma plataforma aberta e convergente com outras redes. Para esse projeto, o momote, desenvolvido pelo pesquisador e empreendedor Marco Casaroli durante as pesquisas do mestrado no Inatel e sócio da empresa Das Coisas, tem papel fundamental. O momote é um módulo open source, de baixo custo e baixo consumo, capaz de permitir conectividade a qualquer equipamento, em diversos padrões de comunicação. “O projeto é uma excelente oportunidade de mostrar aplicações para a área educacional e para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para IoT. Além de iluminação pública, temos vários outros projetos que serão desenvolvidos, testados e implantados no Inatel Smart Campus”, diz Casaroli. Estão previstas soluções para estacionamento, eficiência energética, e tantas outras. Como afirma o gerente de hardware do Inatel Competence Center, Marcelo Carneiro, “o limite das aplicações é a criatividade”.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200