Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisa do Inatel viabiliza desenvolvimento de redes 5G em ambientes indoor

foto premio MOMAGMais uma vez as pesquisas do Inatel em 5G despontam no cenário nacional. Na última semana, o pesquisador do Inatel, Igor Feliciano da Costa, ex-aluno de Mestrado e integrante da equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) foi premiado no MOMAG 2016, maior evento científico da área de Micro-ondas e Optoeletrônica do país, com o 2º melhor paper, na classificação geral, selecionado entre mais de 300 artigos. O trabalho apresentado faz parte do escopo do Centro de Referência em Radiocomunicações – CRR e relata o desenvolvimento de uma antena reconfigurável que pode ser controlada de forma remota por meio de sinais ópticos para aplicação em sistemas 5G em ambientes fechados (indoor).

Igor se dedicou à pesquisa no ano de 2015 e parte do desenvolvimento foi realizado na Technical University of Denmark - DTU, na Dinamarca, instituição de referência na área no exterior, onde o pesquisador pode fazer os testes da antena e certificar sua eficácia. “Os experimentos comprovaram que a nossa antena é capaz de cobrir uma área indoor com altas taxas de transmissão (alguns Gbps por usuário) de uma forma eficiente e funcional. Essa é a grande inovação da pesquisa”, destaca.

O artigo já havia sido apresentado em alguns eventos internacionais, mas foi a primeira vez em que foi apresentado no Brasil, já faturando um prêmio. “Esse prêmio tem uma importância muito grande pra mim, pois ele fecha um ciclo que começou na Dinamarca. Nos testes realizados nos laboratórios da DTU tivemos vários desafios técnicos a serem enfrentados, mas que felizmente, foram superados. Por isso, é muito gratificante obter o reconhecimento da comunidade científica brasileira”, relata.

inatel antena 5GO pesquisador pretende dar seguimento à pesquisa uma vez que ela integra os seus estudos de doutorado e submetê-la ainda a outros eventos e periódicos científicos internacionais. O trabalho tem como co-autores o prof. Dr. Arismar Cerqueira, coordenador do Laboratório WOCA e o pesquisador Luis Gustavo da Silva. "É extremamente gratificante acompanhar o crescimento dos alunos, que têm conseguido completar o ciclo de inovação que envolve ensino, pesquisa e transferência para a indústria. Este prêmio representa um reconhecimento da comunidade científica, que suscitará, em breve, o desenvolvimento e a produção de antenas nacionais para redes 5G”, destaca o professor Arismar.

O Inatel apresentou um total de 14 papers no MOMAG 2016 e já está começando os preparativos para o próximo evento, que acontecerá em 2018 no Inatel.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200