Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projeto NovaGenesis é destaque em eventos internacionais

inatel-evento-PortugalProfessor Dr. Antonio Marcos Alberti em visita ao Copelabs, em Portugal, junto ao pesquisador Waldir Aranha Moreira JúniorCom o objetivo de repensar a Internet atual e criar uma nova arquitetura de rede, partindo do zero, o projeto NovaGenesis, principal foco de estudos do ICT Lab (Information and Communications Technologies Laboratory), tem ganhado visibilidade nos últimos meses. Após o sucesso de sua apresentação na Campus Party, integrando a ala de projetos futurísticos do evento, a pesquisa chamou a atenção também em eventos no exterior.

Os mais recentes foram o C-Brain (COPELABS BRAINstorming), evento realizado pelo laboratório de estudos sobre TIC da Universidade Lusófona, e o CLOSER 2015, conferência internacional sobre Cloud Computing e Services Science, ambos realizados no mês de maio, em Lisboa, Portugal. Segundo o professor Dr. Antônio Marcos Alberti, coordenador do ICT Lab, os eventos foram importantes para ampliar a rede de contatos do laboratório, divulgar o projeto NovaGenesis e estreitar as parcerias já existentes com os pesquisadores do país.

Em abril, o pesquisador Dhananjay Singh, que atua na Hankuk University of Foreign Studies, na Coréia do Sul, apresentou as pesquisas que desenvolve utilizando o modelo NovaGenesis em dois eventos realizados em Cingapura: o IoT Asia Conference e o IEEE ISSNIP. De acordo com o pesquisador, houve um grande interesse por parte do público pela aplicação do modelo na área de Internet das Coisas. "Foi uma ótima experiência para falar sobre a arquitetura com pessoas tanto da academia como da indústria, de várias partes do mundo", afirma.

O projeto também foi destaque na 1ª Semana da Ciência Brasil-Irlanda, realizada em fevereiro em Dublin, onde o professor Alberti apresentou o projeto em forma de pôster. "A interação entre os pesquisadores foi muito boa. Muitas pessoas demonstraram interesse pelo projeto e também tive a oportunidade de realizar visitas científicas como ao Trinity College Dublin e ao Waterford Institute of Technology, instituições que são referência em Tecnologia no país", destaca.

As pesquisas desenvolvidas no ICT Lab, em torno do projeto NovaGenesis, vão fazer parte da programação do International Workshop on Telecommunications – IWT 2015, que será realizado entre os dias 14 e 17 de junho, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG). No evento, haverá a apresentação de dois artigos e um tutorial sobre o tema. Mais informações no site www.inatel.br/iwt.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade