Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel realiza primeiro teste aberto da rede OpenRAN do TIP Community Lab

inatel apresentacao TIP Community Lab Inatel 2O Inatel apresentou na sexta-feira, dia 8 de abril, as instalações e os primeiros testes da rede OpenRAN instalada no campus dentro do TIP Community Lab, projeto desenvolvido com o Telecom Infra Project (TIP) e empresas parceiras. A cerimônia contou com a presença do novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gontijo, do diretor de conectividade para a América Latina da Meta, André Arraes, representando o TIP, além de especialistas do Inatel e representantes das empresas parceiras do laboratório, fornecedoras de soluções de hardware, software e operadoras.

O TIP Community Lab Inatel é o terceiro do Brasil e o 17° no mundo, com um grande diferencial. “É o único voltado para a aplicação em rede real, irradiando sinal e provendo cobertura 4G e 5G para toda a área do campus. Fazemos testes reais, que vão incluir a distribuição de SIM Cards para alunos, pesquisadores e especialistas que poderão participar dos testes para fazer uma emulação do que de fato acontece no mundo real com as operadoras”, afirmou o gerente de Desenvolvimento de Hardware e Software do Inatel, Henry Douglas Rodrigues.

Por meio do laboratório e do ecossistema OpenRAN, o Inatel também poderá emitir os badges do TIP às empresas que desenvolvem soluções abertas e desagregadas, além de treinamentos na área.

inatel apresentacao TIP Community Lab Inatel 3O TIP foi fundado em 2016 para fomentar a inovação com a participação e colaboração de todos os agentes do setor - empresas, indústria, operadoras e instituições de ensino e pesquisa. “É muito orgulho para o TIP ver o trabalho desenvolvido no Inatel em tão pouco tempo. A gente acredita que novas oportunidades vão surgir e a comunidade trabalhando junta é que vai fazer a diferença para acelerar a inovação e o nosso compromisso com a sociedade. As empresas de diversos setores podem trazer casos de uso para serem trabalhados no laboratório do Inatel. Isso será traduzido em oportunidades para a indústria, sucesso da economia e benefícios para a sociedade brasileira”, disse o diretor de conectividade para a América Latina da Meta, André Arraes.

Para o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a iniciativa é importante não só para o mercado de telecomunicações, mas também para a educação brasileira. “Esse laboratório vai conseguir trazer para todos os ambientes do Inatel uma contribuição bastante significativa e essa contribuição, em breve, estará permeando todas as áreas de atuação dos nossos profissionais de engenharia e, consequentemente, contribuindo para o crescimento do nosso país”.

O ministro do MCTI, Paulo Alvim, destacou os resultados históricos das pesquisas e parcerias realizadas pelo Inatel na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, que contribui para que o Brasil seja também protagonista e não apenas usuário das inovações tecnológicas. “São empresas acreditando no potencial de uma instituição de ciência e tecnologia como o Inatel, que tem capacidade de avançar em soluções para o novo momento que vamos passar com a chegada do 5G e 6G. Isso é fundamental, dá soberania tecnológica e oportunidade empreendedora para as empresas brasileiras. É um momento de celebração e também de reconhecimento da parceria entre o MCTI e o Inatel, uma instituição que temos orgulho de fazer investimentos estratégicos, em IoT, 6G e vamos investir também em OpenRAN e educação científica tecnológica”.

O evento foi transmitido pelas redes sociais do MCTI e pode ser conferido neste link.

Confira mais fotos do evento:

Apresentação TIP Community Lab Inatel

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800