Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação realiza capacitação em novas tecnologias para o 5G

inatel CIDC

Foto: CIDC em 2017 na época de sua criação

Colaboradores puderam conhecer o que há de mais moderno na quinta geração de rede de comunicações móveis

Colaboradores do Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC) - ambiente voltado para serviços em telecomunicações e formação de talentos, fruto da parceria entre o Inatel e a Huawei – participaram, no início de novembro, de uma capacitação para conhecer as últimas novidades em 5G. A iniciativa tem como objetivo capacitar a equipe para as demandas que irão surgir no mercado de telecomunicações com a chegada da nova tecnologia.

inatel CIDC curso 5GO curso foi ministrado por colaboradores do próprio centro e elaborado com o apoio da multinacional parceira. Segundo o líder técnico de WL, Willian Henrique Alves Carlos, o treinamento teve como foco a área de Wireless e RF do Brasil Remote Delivery Center (BRDC), área do Centro responsável pela configuração lógica dos sites móveis existentes nas redes das operadoras de telefonia móvel brasileiras. "Apresentamos os possíveis cenários que serão utilizados na nova geração 5G e também quais as configurações deverão ser realizadas nos sites móveis, para que seja permitido o correto funcionamento e cobertura do 5G", explicou.

Para o líder técnico de RF, Thales Alexandre, a atualização é importante diante da chegada do novo sinal 5G no Brasil. "Por se tratar de uma nova tecnologia, que começará a ser implementada nos próximos meses, é de extrema importância estarmos alinhados com as expectativas do cliente quanto aos diversos cenários que ela proporcionará", afirma.

Para quem participou da capacitação, foi uma oportunidade de conhecer características técnicas sobre a nova tecnologia. "O curso foi bastante interessante, pois apresentou as principais configurações do 5G e como ele pode impactar todos os usuários e dispositivos conectados na rede, visto que essa nova tecnologia possibilita uma maior velocidade de conexão com um tempo menor de resposta”, avaliou Renan Olivé Figueiredo, especialista em sistemas do BRDC.

A gerente de projetos do CIDC, Carolina Leão, destaca que, com a realização do leilão das faixas de frequência para o 5G, foi dado o primeiro passo para a operação da nova geração de rede móvel no país e o CIDC precisa estar preparado para essa revolução. "Através deste ciclo de capacitações, que compreende tanto os times de RF quanto de Wireless, nossas equipes estarão aptas a lidar com os novos conceitos do 5G. Estaremos prontos para contribuir com esta transformação que o cenário de Telecomunicações passará", pontua.

Sobre o CIDC

O Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC) foi criado em 2017 por meio de uma parceria entre o Inatel e a multinacional Huawei, referência no setor de Telecomunicações mundial. Nele, cerca de 350 profissionais, entre engenheiros e estagiários, atuam no desenvolvimento de competências e de soluções de redes de comunicação móvel para operadoras de todo o Brasil.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800