Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel recebe medalha comemorativa dos 30 anos da Lei da Informática

inatel mctic 30anos leidainformatica brasilia outubro 2021 10 WEBUm evento presencial em Brasília, com transmissão online, marcou as comemorações pelos 30 anos da Lei da Informática, principal política brasileira de incentivo ao investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria. O evento foi realizado pela secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), nesta quinta-feira, 28 de outubro, com a presença de representantes da pasta, da indústria e do ecossistema de pesquisa e inovação brasileiro. O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, participou da cerimônia e recebeu a medalha comemorativa das mãos do ministro Marcos Pontes.

A lei da Informática concede incentivos para que as empresas destinem recursos a pesquisa e novas tecnologias. De acordo com o MCTI, cerca de 600 empresas utilizam o fomento com investimentos de R$ 1,9 bilhão em PD&I em 2020. O Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, é um exemplo do bom funcionamento do conceito de tríplice hélice – com instituição de pesquisa e desenvolvimento, empresas e governo, trabalhando em sinergia pelo desenvolvimento da sociedade. São vários projetos desenvolvidos com apoio da Lei da Informática ao longo dos anos. Muitas empresas nacionais e multinacionais que atuam no Brasil trabalham em conjunto com o Inatel utilizando os recursos da lei para desenvolvimento de soluções e para a capacitação de profissionais na área de tecnologia da informação e comunicação.

A criação do Mestrado em Telecomunicações do Inatel recebeu o apoio da empresa Ericsson no início dos anos 2000 com o incentivo da Lei da Informática. A parceria do Instituto e da multinacional também se estende para a área de serviços e desenvolvimento com recursos oriundos de fomento. Com a Datacom, empresa genuinamente brasileira, o Inatel desenvolve soluções nacionais, fazendo com que a parceira se posicione de forma cada vez mais significativa no mercado de telecomunicações. Com a Huawei, o Inatel trabalha em parceria na Fábrica de Talentos, programa responsável pela formação, na área de telecomunicações, de mais de 150 profissionais a cada ano. Com a Hitachi Kokusai Linear o Inatel desenvolve soluções na área de TV Digital. 

Dentre outros exemplos mais recentes estão a parceria do Inatel com a Softex para a capacitação de educadores, que irão replicar conhecimentos sobre tecnologias habilitadoras para infraestrutura de serviços como cidades inteligentes, 5G e aplicações de Internet of Things – IoT; tem também uma solução desenvolvida com recursos da Lei da Informática pelo Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, o LTE Network-in-a-Box –uma estação rádio base com um núcleo de rede integrado, destinada à criação de Redes 4G LTE, com baixo custo e fácil instalação e já transferida para a Furukawa Eletric e as iniciativas em 5G com a CISCO.

inatel mctic 30anos leidainformatica brasilia outubro 2021 8WEB“Foram muitos outros os projetos e parceiros com quem já trabalhamos nos últimos anos. Honramo-nos muito pela possibilidade de fazer parte desta iniciativa de tanto sucesso. Uma política de desenvolvimento que coloca o Brasil com um dos expoentes mundiais no desenvolvimento tecnológico”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth.

inatel mctic 30anos leidainformatica brasilia outubro 2021 5O secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, ex-aluno do Inatel, também participou do evento e relembrou os desafios, avanços e importância da Lei da Informática para a inovação do país. “Essa é uma lei que permitiu que um país do hemisfério sul tivesse um parque tecnológico nessa área. Uma lei que promove a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que gera empregos e promove a indústria”.

Ao longo dessas três décadas, a Lei passou por diversas atualizações para atender demandas do mercado. Em 2019, foi aprovada a Lei 13.969/19, a nova Lei de TICs, que instituiu um novo modelo de incentivos. “Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho iniciado há 30 anos. Ciência, tecnologia e inovação conseguem transformar todas as áreas em mais eficientes”, afirmou o Ministro Marcos Pontes.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800