Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Presidente da Finep, Diretor e Secretário do MCTI visitam o Inatel

Inatel Visita Finep 17Set20Da esquerda para direita, Marcelo Bortolini (Finep), José Gontijo (MCTI), Josê Marcos de Câmara Brito (Inatel), Gen. Waldemar Barroso (Finep), Paulo Alvim (MCTI), Carlos Nazareth (Inatel), Guilherme Marcondes (Inatel) e Carlos Augusto Rocha (Inatel)

O Inatel recebeu na quinta-feira, dia 17 de setembro, a visita do presidente da Finep, General Waldemar Barroso, que conheceu a estrutura, os laboratórios e projetos desenvolvidos na Instituição, como o 5G, que recebeu recursos da agência pública, responsável por financiar desde a pesquisa até a preparação de produtos para o mercado. Também estiveram presentes os representantes do MCTI: o secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo; além do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini.

Inatel Visita Finep História 17Set20O histórico entre o Inatel e a Finep remonta a décadas de exemplos bem-sucedidos, como afirma o Diretor da Instituição, Carlos Nazareth Motta Marins, “a Finep sempre foi uma grande parceira do Inatel, em diferentes projetos e momentos, apoiando o desenvolvimento tecnológico e a busca de soluções que atendam às necessidades do Brasil. Isso aconteceu na Televisão Digital, na criação do Centro de Referência em Radiocomunicações e aconteceu também no desenvolvimento das tecnologias 5G e 5G Long Range. Enfim, faz parte de uma ótima e longa relação Inatel-Finep, trazer para o contexto brasileiro o que existe de mais avançado em tecnologia de telecomunicações”.

Após a declaração do Ministro Marcos Pontes de que o Inatel está alinhado ao que o MCTI deseja para o ensino superior brasileiro, o Presidente da Finep também confirmou essa visão. “A Finep vai trabalhar com as orientações e com as diretrizes do MCTI. E o nosso Ministério está priorizando, por exemplo, o Agro 4.0., a Indústria 4.0, as cidades inteligentes, a saúde 4.0 e quando a gente vê que o Inatel já está desenvolvendo pesquisa até para o 6G, com soluções do 4G para uso da internet, como se fossem operadoras particulares, entendemos que aqui tem um campo muito grande e no futuro o Inatel pode ser, sim, um grande parceiro para iniciativas do Ministério, voltado para telecomunicações, eletrônica, para o agronegócio, para biociência. A gente vê realmente o Inatel como um polo de eletrônica que transbordou, com grandes oportunidades para consolidar parcerias já existentes, como parcerias futuras” enfatiza o General Barroso.

Inatel Visita Finep WOCA 17Set20Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do LTE Network-in-a-Box, primeiro produto desenvolvido no Inatel e transferido ao mercado, que recebeu recursos da Finep. Também passaram pelos laboratórios WOCA, onde são pesquisados projetos de antenas, inclusive em parceria com a defesa nacional. Estiveram no grupo de pesquisas em Internet das Coisas e, lá, o General se interessou pela armadilha que usa solução computacional contra a praga da broca do café e, ainda, interagiram com os pesquisadores da Internet do Futuro, a Nova Gênesis, no ICT Lab. Por fim, viram de perto a estrutura de empreendedorismo do Inatel, que apoia a formação de novas ideias, empresas e startups.

Segundo o secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, a missão de intermediar a visita da Finep ao Inatel foi dada pelo próprio Ministro. “A primeira missão foi essa, a Finep vai se aproximar mais do Inatel e isso é muito positivo para o Ministério. A questão, além disso, é a visão que se tem aqui no Instituto de compromisso com chegar ao mercado e hoje, mais uma vez, a gente viu algumas aplicações que estão em nível de empresa para, rapidamente, ser colocado no mercado resolvendo questões. Esse caráter de empreendedorismo inovador, que é uma marca no Inatel, é muito importante nesse processo e a gente quer mostrar isso cada vez mais e esse modelo precisa ser multiplicado”, reforça Alvim. 

Inatel Visita Finep Broca Café 17Set20O Inatel, como fundação sem fins lucrativos, que ensina e pesquisa os mais diversos campos da tecnologia, recebe aportes, financiamentos e recursos externos, como da Finep, para poder transferir ao mercado, registrar patentes e continuar desenvolvendo soluções para questões importantes do país. Sobre esse tópico, o vice-diretor do Instituto, Guilherme Marcondes lembra, “a visita foi muito importante para apresentar os resultados de tudo o que nós fazemos e seguir com essa parceria de apoio dessas entidades, tanto Finep, quanto MCTI, aos projetos que são muito representativos para o Inatel”.

Já de acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo, ao conhecer o ecossistema existente no Inatel, a Finep pode não só alavancar os projetos que existem, mas também abrir uma janela de oportunidades. “Quando novas propostas e projetos surgirem, e sempre estão surgindo pela competência do Inatel, haverá um canal direto com a Finep, para viabilizar e acelerar ainda mais a implementação da inovação digital aqui. Eu acho que esse talvez seja o grande resultado dessa visita: ter o gestor que coordena todos os investimentos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia, que é a Finep, na figura do seu presidente, com a visibilidade do que é o Inatel, da capacidade tecnológica e da eficiência do Inatel em alcançar resultados nas pesquisas que são realizadas” elogia Gontijo.

Antes de finalizar o evento, o General Barroso ressaltou a importância do Inatel como um polo de tecnologia para o país. “Uma Instituição que entrega para sociedade profissionais que já estão produzindo riquezas. É uma instituição de ensino e pesquisa, de entrega de valor e de grande impacto para a sociedade. E, para a Finep, como empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, minha visita foi para conhecer essa Instituição comprovadamente importante para o sistema de ciência, tecnologia e inovação”.

Sobre o momento vivido pelo Inatel e a importância do apoio governamental para a continuidade das pesquisas, Nazareth ainda reforça, “a visita do Presidente da Finep neste momento é muito importante, porque ele consegue atestar in loco, no nosso campus, todo o recurso sendo transformado em soluções inovadoras e soluções que podem trazer um resultado bastante significativo para a economia brasileira”.

Para ver as fotos da visita, clique AQUI! 

Presidente da Finep visita Inatel

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade