Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel aposta em uma nova abordagem de mercado na busca por inovações

Inatel Inovation office novembro2019 9Quem conhece o Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí, sabe que há muitos anos é referência na área de serviços e desenvolvimento tecnológico, mas agora o Inatel tem uma equipe dedicada a gerar novos modelos de negócios inovadores, baseados nas necessidades reais de mercado. Mas qual a diferença? O que muda?

É uma nova forma de abordar o mercado. Os especialistas e designers de soluções não apenas recebem as demandas de possíveis clientes, eles vão a campo e analisam as principais dificuldades e oportunidades de diversos setores. Com esse conhecimento, chegam a uma proposta de solução alinhada com as necessidades do mercado e das pessoas. “Antes de pensar em um produto ou solução tecnológica, nós focamos no problema a ser resolvido. Para isso, nos aprofundamos em conhecer o mercado e depois apresentamos uma solução que faça sentido para as pessoas e de alto impacto para o mercado. As soluções são sempre desenvolvidas de forma rápida, usando conceitos de MVP(produto mínimo viável) e técnicas de validação com os usuários”, explica o coordenador do Inatel Innovation Office, Daniel Mazzer.

inatel innovationoffice campoO mercado agrícola é um dos focos do Innovation Office, inclusive com uma solução já apresentada para a Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – Cooperrita. “Visitamos fazendas de café e leite e vivenciamos a rotina dos funcionários, dos processos da Cooperativa e dos produtores rurais. Analisamos os desafios diários de logística, gestão, colheita e até a interferência do clima e condições da terra”, conta Mazzer. Com base nesse levantamento e com as modernas técnicas de design baseadas na experiência do usuário, o Inatel apresentou uma solução validada para a coleta e análise de informações. Esta plataforma pode ser utilizada para melhorar os serviços prestados pela CooperRita aos seus cooperados e também busca melhorar os resultados dos produtores, oferecendo mais visibilidade sobre oportunidades do mercado e sustentabilidade econômica da fazenda.

inatel innovationoffice estacionamentoOutras soluções já foram desenvolvidas pelo Inatel nas áreas de Internet das Coisas e Smart Cities; como uma plataforma IoT; um sistema para gerir o consumo de água em pontos estratégicos da tubulação de distribuição; um sistema de gestão inteligente de estacionamento de veículos utilizando visão computacional e inteligência artificial, além de um sistema de iluminação inteligente, já em funcionamento no campus do Inatel. Esses projetos foram apresentados, em outubro, no Futurecom, maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicações da América Latina.

Esta equipe também é responsável por fomentar o Inatel Smart Campus, um ecossistema de desenvolvimento aberto voltado para os alunos e professores do Inatel, empresas e outros interessados no mercado de inovação. “O Inatel Smart Campus é um ambiente para que projetos em IoT, smart cities e outro possam ser prototipados, testados e validados com usuários reais. Este ambiente também serve para dar visibilidade aos projetos da área acadêmica e área de serviços, assim como possibilitar a integração com soluções de empresas parceiras a projetos sendo desenvolvidos pelo Inatel”.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800