Inatel e CooperRita firmam convênio para levar tecnologia ao agronegócio

inatel convenio cooperritaCom o intuito de impulsionar o agronegócio na região do Sul de Minas, o Inatel e a Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – CooperRita firmaram um convênio e irão unir competências para permitir a criação de soluções tecnológicas aplicáveis a agricultura e pecuária local. O convênio foi assinado durante um painel que discutiu o tema no XIII Workshop da Rede EmpreendeSUR, realizado esta semana na instituição.

O programa denominado Tecnoagro pretende unir os mundos da Tecnologia e do Agronegócio que são a base da economia local, mas que, até então, andavam por caminhos divergentes, como destacou o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, durante a cerimônia. “Esperamos que, com esse acordo, surja um novo momento em Santa Rita, uma nova perspectiva, onde possamos agregar aos processos produtivos do mundo agrário, soluções atreladas ao mundo computacional, ao mundo da conectividade, utilizando IoT, 5G e outras tecnologias, para proporcionar um setor agropecuário cada vez mais inovador”.

Dentro dos propósitos do programa, o professor mencionou a necessidade de se criar tecnologia que seja adequada a realidade brasileira, o que consiste em uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo setor. “A nossa busca por inovações para o mundo do campo vai nos trazer mais competitividade e, principalmente, nos tornar independentes. Acredito que com essa parceria, vamos poder aprender com a cooperativa, aprender com os produtores e com todos aqueles que fazem parte deste mundo, e poderemos contribuir para este setor que representa o Brasil de forma tão fantástica e pelo qual somos admirados em todos os cantos do mundo”.

Para o diretor da CooperRita, Carlos Henrique Moreira Carvalho, esta é uma semente que está sendo plantada em um terreno muito fértil e que irá render muitos resultados. “Sabemos do forte desenvolvimento da tecnologia, do mundo dos negócios, a velocidade das informações, e sabemos que o produtor rural não pode ficar atrasado. Não podemos ver o desenvolvimento acontecer e deixar nossas propriedades ficarem com mais dificuldades e menos soluções. Tenho absoluta certeza de que essa nossa iniciativa aqui hoje será muito profícua e que vamos construir juntos grandes resultados em todas as nossas intenções”.

O programa prevê ainda a participação de outras instituições de ensino da região que irão contribuir em outras áreas de conhecimento, porém com o mesmo objetivo de promover o desenvolvimento do setor agropecuário.