Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel leva sua expertise em radiocomunicações para a NAB Show, em Las Vegas

Financiamento de P&D em Comunicação Digital e Radiofrequência é uma das novidades

inatel nab abr 2016O Inatel é a única Instituição de Ciência e Tecnologia que estará presente no pavilhão brasileiro da NAB Show, a maior feira do mundo no setor de broadcast, que será realizada de 18 a 21 de abril em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Instituto, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas e desenvolvimento na área de radiocomunicações, levará novidades para as empresas do setor que querem investir em P&D: as pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações e também as linhas de financiamento da Embrapii.

O Inatel, localizado no Vale da Eletrônica, no Sul de Minas Gerais, é agora uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e vai desenvolver projetos de inovação com empresas na área de Sistemas de Comunicação Digital e Radiofrequência, com financiamento disponibilizado pela entidade. "Essa oportunidade pode ser interessante para as empresas de broadcast que buscam inovação na área de transmissão e recepção digital. Por sermos uma unidade Embrapii, os recursos ficam disponibilizados e a parceria é fechada diretamente entre o Inatel e as empresas, ganhando mais agilidade para o desenvolvimento do projeto e a utilização dos recursos", explica o gerente de desenvolvimento de negócios do Inatel Competence Center, Leandro Guerzoni.

As pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações em 5G, comunicações via satélite, acesso banda larga sem fio e radiocomunicação ponto a ponto de longo alcance e grande capacidade vão ser apresentadas na NAB Show. O CRR tem o apoio do Ministério das Comunicações, através do Funttel, e os estudos são feitos também em parceria com centros de pesquisa da Europa.

TV Digital

O Inatel teve participação importante na pesquisa e desenvolvimento do padrão brasileiro de TV Digital, o ISDB-T, implantado há quase dez anos no país e que hoje já está presente em 16 países da América Latina África e Ásia. Como instituição de ensino, também foi pioneira na formação e capacitação em TV Digital de profissionais do setor de radiodifusão do Brasil e do exterior. Atualmente, oferece cursos de TV Digital na modalidade de Educação a Distância, com opções em português e espanhol. As inscrições estão abertas e podem ser conferidas no site Inatel.br/ead.

Pavilhão brasileiro

A NAB Show reúne mais de 1700 expositores de 160 países. O pavilhão brasileiro é coordenado pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil (PS Eletroeletrônicos Brasil), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL) e conta com 16 expositores, entre eles o Inatel e empresas que já integraram a Incubadora do Instituto.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200