Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Parceria com Ericsson se consolida com novo projeto

Inatel está atuando no desenvolvimento do produto OSS (Operations Support Systems) da multinacional

No ano em que a parceria com a Ericsson na área de P&D completa 10 anos, o Inatel inicia um novo desafio e é escolhido para dar continuidade ao desenvolvimento do OSS (Operations Support Systems) comercializado pela multinacional a operadoras do mundo todo. O produto, utilizado para o gerenciamento e provisionamento de serviços em redes de telecomunicações e que era até então desenvolvido somente no Canadá, passa a ter um time de desenvolvimento nacional alocado na instituição.

inatel-visita-ericsson-projeto-OSS-maio-2016 38Daniel Rosa (Ericsson Brasil), Willian Robin Main (Ericsson Canadá) e Leonardo Liao, gerente do projeto OSS no Inatel Segundo o gerente de desenvolvimento de software, Leonardo Liao, a equipe conta com cerca de 54 especialistas que passaram por treinamentos no exterior e interagem constantemente com a equipe canadense. "Contamos também com o apoio de especialistas da Ericsson Canadá atuando junto conosco no início de projeto. Essa interação é muito importante para a transferência de conhecimentos e ganho de competência", afirma.
Adriano Sastre, especialista e líder técnico que integra a equipe, disse estar honrado em atuar neste projeto, pela sua grandeza e pelo compromisso de tornar a instituição uma referência mundial na área de OSS. "Precisamos conhecer o produto, as regras de negócio, como ele se comporta e como interage com as demais soluções da Ericsson, o que é bastante desafiador", revela.
"Podemos afirmar que o Brasil está dando sua contribuição para a liderança tecnológica da Ericsson construindo essa camada de controle das redes do futuro. Para fazer esse tipo de trabalho você precisa de pessoas muito qualificadas. Isso é extremamente estratégico para nós e o Inatel, por experiências passadas, nos mostrou ter funcionários com as características técnicas e humanas que precisamos para termos sucesso nessa nova iniciativa", avalia o diretor de Inovação da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.

O Inatel é parceiro de longa data da Ericsson e mantem, desde 2006, um ambiente exclusivo dentro da instituição destinado ao desenvolvimento de projetos para a empresa. Além do OSS, a parceria contempla projetos nas áreas de BSS (Business Support Systems) e desenvolvimento da plataforma AXE.

Projeto estratégico

O OSS (Operations Support Systems) permite às operadoras de telecomunicações gerenciar os processos e sistemas de suas redes. Este produto faz parte de uma solução da Ericsson chamada CBiO (Charging and Billing in One) e este possui dois módulos principais conhecidos como ECM (Ericsson Catalog Manager) e EOC (Ericsson Order Care). Essa solução permite a operadora de telefonia móvel configurar, customizar e provisionar serviços diversos para seus assinantes móveis com muita agilidade e através de interface gráfica amigável.

Visita

inatel-palestra-ericssonNa última semana, o líder global do Projeto OSS, Willian Robin Main, esteve no Inatel para acompanhar os trabalhos e conhecer a equipe de desenvolvimento. Na oportunidade, ele participou de uma conversa com os alunos da instituição, em que falou sobre os desafios da indústria e dos profissionais do futuro.
"Minha percepção foi de um time muito dedicado e muito comprometido com a proposta da Ericsson. Gostei bastante do ecossistema e do fluxo de transferência entre a academia e a área de projetos da instituição. As pessoas aqui são muito focadas com o propósito do Inatel e isso é muito bom", destacou o executivo.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200