Integração Inatel-empresa-governo é tema de painel no Futurecom 2015

O modelo de integração entre o Inatel, o setor produtivo, reconhecido como exemplo no país, é tema de um painel especial no Futurecom 2015, no dia 27 de outubro, às 19h, no Auditório Argentina do Transamérica Expo, em São Paulo. O evento é comemorativo aos 50 anos da instituição de ensino. A programação pode ser consultada no site http://www.inatel.br/workshop-sp/.

INATEL - Workshop SPO painel "A Tríplice Hélice como vetor de desenvolvimento do Brasil" vai reunir o Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão, o Ecosystem Director da Qualcomm, Dário Dal Piaz, a vice-presidente de Estratégia e Marketing da Ericsson, Carla Belitardo, e o Vice-diretor do Inatel e Pró-diretor de Graduação, professor Carlos Nazareth Motta Marins. Eles vão falar das ações conjuntas na área de PD&I, que resultam em projetos e produtos que promovem a inovação e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, além da formação de profissionais qualificados na área de TIC. Por ano, mais de 200 empresas trabalham junto com o Inatel em alguma etapa do processo de inovação, desde a pesquisa básica, geração de protótipo, ensaios, homologação, incluindo ainda a capacitação de engenheiros e clientes. O Inatel passa a ser uma extensão do departamento de PDI das empresas. "Essa prática cria um ambiente único no Brasil, que agrega muito à pesquisa, reforça nosso ensino, motiva nossos alunos e contribui para as empresas encontrarem também novos talentos que saem formados já com experiência", afirma o vice-diretor do Inatel, Carlos Nazareth.

Entre os exemplos dessa integração estão os cases de sucesso envolvendo o Inatel, a Ericsson e o governo de Minas Gerais, e o Inatel, a Qualcomm e o MiniCom. As duas multinacionais têm parcerias com o Instituto na área de PD&I com laboratórios funcionando dentro da própria ICT, em Minas Gerais, e também no escritório do Inatel em São Paulo. No caso da Ericsson, a parceria com o Inatel começou ainda na década de 60 e só cresceu desde então. As soluções resultantes desse trabalho conjunto já foram exportadas para vários países da Europa, Américas e Ásia. Os profissionais envolvidos no projeto da Qualcomm já realizaram cerca de mil testes em aplicativos para dispositivos smartphones e tablets e também são responsáveis por supervisionar e dar suporte a outros laboratórios de testes da empresa, além de desenvolver e otimizar aplicativos.

A parceria mais recente com o Ministério das Comunicações é o Centro de Referência em Radiocomunicações, que concentra pesquisas e desenvolvimento tecnológico de soluções para o acesso à Internet banda larga sem fio, enlaces de comunicação via satélite, radioenlaces de longo alcance e grande capacidade e, principalmente, redes de comunicações móveis de 5ª Geração. O trabalho do CRR vai ser tema de uma palestra no Congresso também na terça-feira, às 10h50, no Auditório Argentina.

Para ter acesso tanto à palestra quanto ao painel é necessário obter o convite da Futurecom no Business Trade Show.

INATEL NO FUTURECOM:
• Palestra: "Tendências e Desafios para as Redes de Comunicação sem Fio – A Visão do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel".
Dia 27 de outubro, às 10h50, Auditório Argentina.
• Painel: "A Tríplice Hélice como vetor de Desenvolvimento da Engenharia no Brasil - A integração empresa-escola e o recém-formado com experiência".
Dia 27 de outubro, às 19h, Auditório Argentina.
• Stand do Inatel: G4, no Hall D.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br