Alunos e professor participam de evento sobre Governança de Internet em Buenos Aires

Os alunos Matheus Costa e Victor Hugo de Oliveira Fernandes, respectivamente do 7º e 9º período do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com o professor do Inatel, Antônio Marcos Alberti, participaram na última semana do ICANN 53, realizado em Buenos Aires, na Argentina. O evento foi um dos três encontros anuais realizados pela ICANN, corporação responsável por governar a Internet no mundo, e teve como objetivo promover discussões voltadas para a estabilidade operacional e segurança da rede mundial.

inatel-icann-53Mateus Costa, Antônio Alberti e Victor Hugo Fernandes no ICANN 53"O retorno da nossa participação no evento e da apresentação que fizemos do projeto NovaGenesis foi muito positivo. Nossas ideias foram bem recebidas pelos demais participantes e surgiram possibilidades interessantes de parceira, no sentido de expandir os estudos sobre Internet do Futuro desenvolvidos na instituição", avalia o professor, que coordena as pesquisas do ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory).

Para o estudante Matheus Costa, que participa das pesquisas do ICT Lab como bolsista de Iniciação Científica, participar do encontro foi uma experiência muito enriquecedora. "Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas como relações internacionais, ciências políticas, e pude ampliar minha rede de contatos. Pude também ampliar minha visão e enxergar as Telecomunicações não somente pelo aspecto técnico, mas também por sua implicação social e política", descreve.

Alguns alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações tiveram a oportunidade de acompanhar em sala de aula a transmissão ao vivo de uma das sessões públicas do encontro, conduzida pelo presidente da ICANN, Fadi Chehadé. A ideia, de acordo com o professor Alberti, foi mostrar aos estudantes um pouco do que é o evento para incentivá-los a participar das discussões.

Mais detalhes sobre a participação da equipe de pesquisadores do ICT Lab no ICANN 53 serão abordados no 3º Seminário de Internet do Futuro que será realizado em agosto no Inatel.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br