Robotbulls participa em três categorias do Winter Challenge

Pelo segundo ano a equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, participará de um dos maiores eventos de robótica da América Latina e maior do mundo em combate de robôs, o Winter Challenge. O evento que está em sua 11.ª edição acontece entre os dias 04 a 07 de julho no Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia.

A Robotbulls irá competir em três categorias, Mini-Sumô e Sumô Lego, além do Seguidor de Linha – Pro, que na edição anterior classificou-se em 21º lugar geral entre as 70 equipes participantes. "Participar ano passado foi um ensinamento, uma vez que ainda estávamos inaugurando a equipe com apenas um robô. Estamos voltando nessa edição com três carrinhos com alta tecnologia e acreditamos ficar bem colocados", afirmou Caroline Gabrielle da Fonseca Macêdo, aluna do 7º período de Engenharia de Controle e Automação, que está na equipe de desenvolvimento dos robôs Inabull 1 , Inabull 2 – Pololu e Inabull 3 que participarão na categoria Seguidor de Linha- PRO (Follow Line), onde competem 71 robôs.

Inatel-EqRobotica-Robocore mai2015 3A categoria Mini-Sumô será representada pelos robôs Minibull 1 e 2 que competirão com outros 30 robôs de até 500g em uma guerra. O aluno Túlio Vilela Dias, do 3º período do curso de Engenharia de Controle e Automação falou sobre a expectativa em participar nessa categoria. "Começamos a trabalhar essa tecnologia nesse ano e será a primeira vez que iremos participar de uma competição nesse porte. Nossa expectativa é ficar entre os primeiros colocados", afirma.

"Queremos melhorar a posição em relação à última competição que participamos aqui no Inatel. Mudamos toda a estrutura dos robôs para aprimorar nosso desempenho. Estamos indo com robôs mais forte e esperamos resultados expressivos", afirmou Juliana de Almeida Mendes, uma das alunas que desenvolveu os robôs Sumobull 1 e 2, representantes da categoria Sumô Lego com robôs até 1kg. Nessa guerra, os robôs competirão em chaves com outros 30 adversários.

Segundo um dos coordenadores da equipe Robotbulls, professor Wanderson Eleutério Saldanha, participar de competições com esse nível é um importante incentivo para os alunos. "Participar do Winter Challenge é a oportunidade que os alunos terão de mostrar os robôs que foram desenvolvidos aqui no Inatel que competirão com Universidades de várias partes do Brasil e também do exterior. Isso é sinal de que estamos evoluindo e conseguindo trazer novas tecnologias para dentro do Instituto. Temos cada dia mais pessoas trabalhando a favor da equipe e trazendo sempre conhecimento", finaliza.

O Winter Challenge faz parte do calendário de competições de robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções em robótica e reúne estudantes de todo o Brasil, que levam seus robôs para competir em diversas categorias. Nesta edição, haverá a participação de equipes mexicanas, norte-americanas e venezuelanas. São aproximadamente 800 pessoas inscritas e 345 robôs.

Inatel-EqRobotica-Robocore mai2015 7

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br