Inatel é o mais novo parceiro da ITU na área de ensino a distância

inatel-ituRepresentantes dos seis centros de excelência da ITU para as Américas

A International Telecommunication Union – ITU, por meio de seu braço voltado para Educação, a ITU Academy, reconheceu o Inatel como Centro de Excelência para as Américas na área de Radiodifusão Digital. A escolha ratifica a instituição a prestar serviços de capacitação técnica na área para a entidade e seus membros e coloca o Instituto entre os seis centros de excelência escolhidos nas Américas, e entre os 30 espalhados pelo mundo.

A escolha ocorreu por meio de um concurso internacional lançado pela ITU Academy com o objetivo de selecionar as melhores instituições capazes de oferecer ensino a distância em Telecomunicações nos cinco continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania. O Inatel foi a única instituição brasileira a ser escolhida e irá representar o país na ITU até 2018.

"Ter um convênio dessa magnitude com o mais importante órgão de Telecomunicações do mundo é importantíssimo para o processo de internacionalização do Inatel. É um reconhecimento que coroa os trabalhos de Educação Continuada da instituição nesses 50 anos", avalia o coordenador do Escritório Internacional do Inatel, professor Leonardo Maia.

O Inatel vai atuar em conjunto com o Centro de Capacitação em Alta Tecnologia para América Latina e Caribe, da Argentina; o Instituto Nacional de Investigação e Capacitação de Telecomunicações, da Universidade Nacional de Engenharia do Peru; a Universidade Nacional de La Plata, na Argentina; o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação da Colômbia; e o Centro Internacional de Pesquisa Científica em Telecomunicações, Tecnologias da Informação e das Comunicações do Equador.

O primeiro contato do Inatel com a ITU, envolvendo o Ensino a Distância, foi em 2013 quando o Instituto realizou um treinamento sobre Sistemas de TV Digital para 18 profissionais em Moçambique a pedido da entidade. A capacitação, que durou dois meses, resultou no convite para participar do processo de seleção dos novos centros, no qual a instituição foi contemplada.

A ITU (União Internacional de Telecomunicações) é a agência da ONU especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, responsável por padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais. A entidade é composta por todos os 1931 países membros da ONU e por mais de 700 entidades do setor privado e acadêmico.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br