Tem início as atividades da 34ª Fetin

Palestra Abertura Fertin Mar2015 149Foi realizada na tarde de terça-feira, dia 10 de março a palestra de abertura das atividades de preparação para a 34ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin que acontece entre os dias 28 e 30 outubro no Inatel com o tema "Inovação para Humanidade".

O novo coordenador da feira, professor Wanderson Eleuterio Saldanha apresentou aos alunos as novidades dessa edição e também os processos em que deverão passar até a exposição dos projetos. As inscrições para os interessados em participar da Fetin seguem abertas até o dia 31 de março pelo site www.inatel.br/fetin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3471-9254.

Uma das novidades dessa edição é que a Fetin passa a ser de quarta a sexta-feira e não mais de quinta-feira a sábado como nos anos anteriores. Segundo Saldanha essa iniciativa visa atrair mais visitantes de diferentes lugares para a feira. "Resolvemos adiantar a Fetin para quarta-feira, eliminando o sábado, pois assim ganhamos mais tempo para que os alunos possam expor seus trabalhos. Na sexta-feira terminaremos com as premiações dos vencedores.", afirma.

Palestra Abertura Fertin Mar2015 129Ainda de acordo com o coordenador a expectativa esse ano é que sejam expostos 80 projetos. "Esperamos que esse ano tenhamos recorde de participações, nossa meta é ter 80 projetos participando, porém esperamos um número maior de inscrições", diz.

Premiações

Outro destaque para a 34ª Fetin é um número maior de premiações. As tradicionais dadas pela coordenação da Feira que elegem os três melhores projetos do 1º ao 4º nível, onde são levados em consideração quesitos pré-determinados pela banca como inovação, aplicabilidade, viabilidade mercadológica, interdisciplinaridade entre outros.

Esse ano o "Prêmio Fapemig de Inovação Tecnológica" congregará os três projetos que apresentarem inovações mais significativas. O prêmio varia de 1500 a 1200 reais.

O "Prêmio Municipal de Inovação" irá premiar as três melhores equipes que desenvolverem um aplicativo que facilite e/ou melhore a qualidade de vida em Santa Rita do Sapucaí. A prefeitura da cidade dará os prêmios de 1500 a 1200 reais respectivamente.

Em comemoração ao cinquentenário do Inatel, a instituição premiará três equipes que desenvolverem projetos que apresentem as mais significativas inovações para a humanidade. A premiação do "Prêmio Inatel 50 anos" também será em dinheiro, sendo que o grupo melhor colocado receberá 1500 reais.

A equipe organizadora da Fetin dará aos participantes da feira, que não ganharem nenhum dos prêmios oferecidos, a oportunidade de concorrer ao "Prêmio Participação", que através de sorteio dará a uma equipe o valor de mil reais.

Já os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações poderão concorrer ao "Prêmio Gestão" que dará a premiação exclusiva e individual a três alunos. Esse prêmio varia de quinhentos a trezentos reais para os primeiros colocados.

Além de todas essas premiações, ocorrerá paralelo a Fetin o Desafio Algar, empresa apoiadora da feira que premiará com o valor de 5 mil reais a equipe que desenvolver um protótipo de Elemento de Controle de Rede Telecom. Esse desafio faz parte da recente parceria entre o Inatel e a empresa.

Palestra

Palestra Abertura Fertin Mar2015 82Ainda durante a abertura das preparações da 34ª Fetin, o coordenado de Inovação e Desenvolvimento na Algar e especializado em identificar e treinar Jovens Gênios , João Henrique de Souza Pereira, ministrou uma palestra com orientações para os alunos desenvolverem projetos inovadores e que atendam as necessidades da humanidade.

João Henrique apresentou casos de sucessos dos bolsistas que fazem parte do projeto "Maratona de Aprendizagem Algar Telecom", com a intenção de motivar os alunos a participarem da Fetin 2015 e também do Desafio Algar. "As diversas coisas fazemos na vida podem trazer vários benefícios. Alguns benefícios Individuais. Porém quando fazemos algo que ajuda a humanidade em larga escala isso retorna para nós de formas muito melhores. É a questão de doar e receber. Quanto mais doamos, mesmo sem esperar algo em troca, mais recebemos esses benefícios de diferentes maneiras. Com essa palestra quero incentivar aos alunos que Inatel que busquem realizar projetos pensando em algo maior", explicou João.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br