Instituições de ensino fazem balanço de parceria

Representantes de cinco instituições de ensino e pesquisa do sul de Minas Gerais se reuniram no Inatel na sexta-feira, dia 12 de dezembro, para falar sobre a parceria acadêmica institucional que envolve o próprio Instituto Nacional de Telecomunicações, a Universidade Vale do Sapucaí (Univás), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), o Instituto Federal do Sul de Minas e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O encontro apresentou um balanço sobre o trabalho já realizado este ano e a estrutura prevista para 2015.

inatel-reuniao-universidades-dez-2014 5Diretor do Inatel, prof. Marcelo Marques, abriu a reunião entre instituições parceiras

A parceria entre as instituições de ensino foi firmada em novembro de 2013, quando houve a assinatura de um protocolo com o comprometimento de atuarem juntas em benefício da região. Desde então, pelo menos oito projetos foram iniciados.

Com a Unifal são quatro projetos em andamento – jogos para reabilitação, dispositivo para medição de força aplicada, software marcador molecular e sistema de prontuário eletrônico unificado. A vice-reitora da Unifal, professora Magali Benjamin de Araújo, destaca a união entre a área da saúde e da tecnologia, pois os projetos atendem à demanda dos cursos de enfermagem, fisioterapia e análises clínicas da universidade. "O ganho com essa parceria é imensurável para a sociedade já que os benefícios serão revertidos no atendimento em saúde", diz a professora.

Com o IF Sul de Minas são outros dois projetos – sistema de auxílio a bibliotecas para deficientes visuais e espectroradiômetro. Para o pró-reitor de desenvolvimento institucional, professor Sergio Pedini, o avanço da parceria entre as instituições é uma grande conquista para a região. "O grande mérito dessa parceria é a evolução dela. Já tem resultados, projetos iniciais, mas importantes e conjuntos, que podem resultar em um arranjo institucional do sul de Minas. As instituições que hoje participam perceberam a importância. E o Inatel tem o mérito de ser o promotor dessa parceria. O que nos une é o compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região", disse.

Os outros dois projetos são desenvolvidos entre o Inatel e a Univás e entre o Inatel e a Unifei. Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, "os resultados iniciais desta rede, formada por importantes instituições do sul de Minas Gerais, já pode ser medido pela maior interação entre os pesquisadores das instituições e, muito em breve, começarão a ser repassados para a sociedade, concretizando o objetivo maior que é o de apoiar o desenvolvimento regional".

O vice-reitor da Unifei, professor Dr.Paulo Sizuo Waki, ressaltou a importância dessa união para a otimização de recursos e também para colocar a região em maior evidencia no cenário nacional.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br