Evento destaca diferentes maneiras de empreender

inatel-semana-empreendedor-olimpiada-novembro-2014 34-44449293b0A 10ª Semana do Empreendedor do Inatel reuniu alunos, empresários e interessados no tema que cada vez mais ganha adeptos. De 17 a 21 de novembro foram seis palestras, além de bate-papos, minicursos, competições e rodada de negócios. O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva, fez um balanço positivo do evento, que reuniu diferentes visões sobre o empreendedorismo. "Tanto os alunos, como empresários e a comunidade em geral puderam ter contato com várias pessoas ligadas ao empreendedorismo, seja aquele voltado para abrir o próprio negócio ou o intraempreendedor, que empreende a carreira sendo funcionário, por exemplo".

A palestra de abertura da cineasta Mara Mourão despertou nos presentes a questão do empreendedorismo social, retratado no filme dirigido por ela "Quem se Importa". Mara Mourão explicou que para empreender a pessoa tem que ter um propósito. "Transformadores somos todos nós, podemos causar um impacto positivo a nossa volta. O empreendedor social é transversal a todas as profissões".

A 10ª Semana do Empreendedor também ofereceu workshop para as mulheres funcionárias e alunas do Inatel com a empreendedora Ligia Zeppelini, que já esteve no Inatel para a Startup Weekend. Durante o workshop, as participantes tinham que abrir uma empresa a partir de uma ideia em grupo. A aluna Taiza Braga da Silva, do 6º período de Engenharia Biomédica, gostou tanto da experiência que deve levar o adiante o projeto desenvolvido durante o curso. "A experiência foi transformadora e, com certeza, eu e meu grupo aprendemos muito e queremos continuar".

IMG 6300-2f12f42581Durante a programação, os alunos do Inatel também puderam participar da Olimpíada do Empreendedor. As equipes tiveram que desenvolver uma solução viável para um problema do cotidiano. Para isso, os alunos utilizaram metodologias que vem ganhando espaço no campo de empreendedorismo. A equipe vencedora foi a que desenvolveu o Charge Bike, que transforma energia mecânica de bicicleta em energia elétrica para carregar equipamentos de baixa potência. O aluno Augusto Rezeck afirma que a atividade mostra a importância do trabalho em equipe. "Aprendemos a empreender em várias situações e em várias áreas. Vemos a importância de trabalhar em equipe, de enfrentar as adversidades e tirar o maior proveito dos recursos que nos é oferecido para atingir as nossas metas", disse o estudante. Em segundo lugar ficou o projeto Cantina Express e em terceiro, o My Place.

A palestra de encerramento da semana foi com a ex-aluna do Inatel, a engenheira Poliana Lanari, diretora geral da Fluke do Brasil. Ela falou sobre o intraempreendedorismo e como isso é importante para a carreira. Contando sua trajetória profissional de sucesso, Poliana explicou como é possível ser empreendedor sem abrir uma empresa. "É empreender a carreira, ter coragem, estar pronto para desafios e sempre se atualizar", afirma a engenheira.

A última atividade da 10ª Semana do Empreendedor foi uma Rodada de Negócios que envolveu empresas e possíveis investidores, os chamados "anjos". Da incubadora do Inatel participaram as empresas Hit Solução Tecnológica e Spin.

O aluno angolano Daniel Quitete participou de palestras e minicursos e disse que a Semana do Empreendedor teve um impacto forte na comunidade acadêmica. "Ofereceu para nós novas visões. Serviu para consolidar nossas bases afim de que estejamos mais preparados para podermos empreender algum negócio ou nossas carreiras".

inatel-semana-empreendedor-olimpiada-novembro-2014 23-8a1d8f284f