Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Centro de Software Embarcado do Inatel desenvolve sistema operacional para microcontroladores

inatel-equipe-desenvolvimento-somicrocontroladores-out-2012Equipe que trabalha no desenvolvimento de um sistema operacional para microcontroladoresOs profissionais do Centro de Referência em Software Embarcado do Inatel estão desenvolvendo um sistema operacional de tempo real, conhecido pela sigla inglesa RTOS (Real Time Operating System), para ser usado em microcontroladores. Diferente dos existentes no mercado, o RTOS projetado será mais parecido com um sistema operacional convencional, como Windows e Linux, e será instalado no equipamento independentemente das aplicações que serão inseridas nele posteriomente.

O sistema está sendo estruturado para ser integrado aos microcontroladores da família ARMCortex utilizados em produtos eletrônicos como terminais de consulta de preço, relógios de ponto, painéis de veículos, entre outros. "Quando começamos a trabalhar com estes microcontroladores, tentamos usar um RTOS pronto, porém nenhum dos que consideramos, atendia às nossas necessidades. Foi aí que decidimos desenvolver um RTOS exclusivo", comenta o líder-técnico do projeto, Marcos Perez Mokarzel.

Dentre as inovações do sistema está a possibilidade de gerenciar mais de uma aplicação em paralelo. As vantagens são a redução de custos e do tempo de desenvolvimento dos projetos. Além disso, a utilização do sistema operacional genérico resulta em uma solução mais robusta e estável.

O trabalho vem sendo realizado há dois anos pela equipe do Centro de Referência em Software Embarcado e a previsão é que ele seja concluído dentro de seis meses.

Sobre o Centro

O Centro de Referência em Software Embarcado é integrado ao Inatel Competence Center - responsável pela interface do Instituto com o mercado. Sua função é gerar conhecimento na área de Software Embarcado e transferi-lo às empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico do Sul de Minas. O Centro também atua em parceria com grandes multinacionais no desenvolvimento de projetos na área.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200