Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel reúne profissionais de nove países em curso de TV Digital

inatel-treinamento-isdbt-0711-7Vinte e um profissionais de nove países da América do Sul e África estiveram no Inatel na semana de 7 a 11 de novembro para "Curso Internacional de Treinamento sobre ISDBT - Televisão Digital Terrestre". O treinamento faz parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países - TCTP, realizado em parceria com o Ministério das Comunicações do Governo Federal, a Agência Brasileira de Cooperação - ABC - e a Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA.

Na cerimônia de abertura do curso, o representante da JICA, Ichiro Sato, explicou que o curso para esses países incluem quatro módulos em diversas áreas da TV Digital e vai auxiliar na implantação no serviço nos locais com padrão ISDBT. "O Inatel participa do segundo módulo. Essa participação é importante porque o Inatel é instituição de referência nesse setor no Brasil e no mundo" disse Ichiro.

As aulas foram ministradas pelo instrutor Anderson Fagiani Fraga, do Inatel Competence Center - Educação Continuada - que falou desde a parte de captação de imagens, distribuição de áudio e vídeo até a transmissão, mostrando os aparelhos produzidos no Brasil. O engenheiro de Telecomunicações do Uruguai, Rafael Soleto, disse que com o curso haverá um melhor planejamento das ações de implantação da TV Digital em seu país e isso resultará na oferta de um serviço melhor.

Além do Uruguai, participam da capacitação profissionais envolvidos com a implantação de TV Digital na Costa Rica, Angola, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Paraguai. O técnico da TV pública do Paraguai, Cleto Perez, aprovou o curso e disse que o trabalho de TV Digital desenvolvido no Brasil é um exemplo. "O curso superou minhas expectativas é bem técnico e agora temos muito a implementar na TV de nosso país."

No último dia do curso, os alunos estrangeiros, assim como especialistas e alunos da graduação do Inatel, assistiram à palestra do especialista em TV Digital, Yasuji Sakaguchi, que falou, entre os assuntos, da transmissão de informações de emergência pelo ISDBT utilizada no Japão para os alertas de tsunamis e terremotos.

De acordo com o engenheiro Leonardo Maia do Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel "esta capacitação é importante, pois faz parte do processo de internacionalização do Inatel, além disso, mostra o reconhecimento que o governo brasileiro tem pelo Inatel ao convidá-lo para participar de programas internacionais que utilizam a nossa experiência em projetos de TV Digital".

Clique aqui e assista a matéria produzida pela EPTV sobre o curso

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800