Inatel abre unidade em São Paulo

Espaço reúne Educação, Ciência e Tecnologia

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel é a primeira faculdade de Engenharia de Telecomunicações fundada no Brasil, em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Ao longo desses quase 50 anos, se consolidou como um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), considerada a instituição mais inovadora do Brasil pela Finep, em 2012, e agora, também tem uma unidade em São Paulo, no World Trade Center (WTC), no Brooklin Novo.

inatel-unidade-sao-paulo-wtc

O Inatel oferece pós-graduação em São Paulo desde 1999 e também já realiza cursos de extensão abertos e dentro das grandes empresas de TIC do país com sede na capital paulista. Exatamente por isso, a escolha da nova unidade foi estratégica: próxima a várias empresas do setor de tecnologia e parceiras da instituição.

Segundo o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, a unidade de São Paulo proporcionará um contato ainda maior da instituição com os seus ex-alunos, permitindo que o lema "parceria para toda a vida" seja fortalecido. "A abertura da unidade de São Paulo aproxima ainda mais o Inatel do setor empresarial, fortalecendo o seu projeto institucional de integração empresa-escola, mas também, abre espaço para continuarmos oferecendo aos nossos ex-alunos um conjunto de serviços especializados visando o desenvolvimento de sua carreira", disse.

O novo escritório é voltado para a área de educação continuada, com cursos de pós-graduação e de extensão, e também para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado.

Desenvolvimento de tecnologia

Na unidade do Inatel em São Paulo temos uma extensão do projeto de PD&I desenvolvido em Santa Rita do Sapucaí com a Qualcomm. A parceria para a realização de testes em aplicativos para dispositivos móveis com os processadores da empresa envolve 20 especialistas e, em um ano e meio, já contabilizou mais de dez mil testes.

O diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm, Dario Dal Piaz, afirma que a nova unidade do Inatel em São Paulo possibilita uma interação ainda mais dinâmica que traz benefícios diversos. "Em São Paulo são testados modelos e novas implantações, aproveitando os recursos dos nossos laboratórios, escritório e equipe de engenharia local. Isso significa suporte sólido e respostas rápidas no desenvolvimento de aplicativos que explorem todo o potencial dos nossos processadores."

Educação Continuada

O espaço conta com uma sala de aula com capacidade para 40 alunos e já vem sendo utilizada para a pós-graduação em Redes e Sistemas de Telecomunicações, o curso lato sensu mais antigo da instituição.

Cursos de extensão, com duração de 12 a 16 horas, também já estão com inscrições abertas para turmas a serem iniciadas ainda este ano nas áreas de sistemas celular de quarta geração LTE/SAE, construção de emendas ópticas e IPTV. Os profissionais que estudam ou já estudaram no Inatel têm descontos especiais.

Para 2015, novos cursos lato sensu também devem ser oferecidos. "O objetivo é ter turmas de pós-graduação durante a semana no período da noite, além dos sábados", disse o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, Carlos Augusto Rocha. Segundo o pró-diretor, as áreas de software e gestão em telecomunicações devem ser contempladas para a oferta de formação lato sensu. Outras informações sobre os cursos oferecidos no Inatel SP podem ser obtidas no site www.inatel.br/sp.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br