Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Finatel celebra 50 anos com homenagens e eventos culturais

inatel cinquentenario finatel 2019 233Um final de semana nostálgico. Exatamente 50 anos após a criação da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, uma série de eventos celebrou o Cinquentenário da mantenedora do Inatel, com a participação da comunidade e de pessoas e entidades que fazem parte da história da Finatel. “Esses 50 anos foram produtivos, inspiradores e destacaram-se pelos bens feitos à sociedade. Foram anos produtivos pela construção de uma identidade institucional própria e valorosa por conta da excelência acadêmica do Inatel e da responsabilidade social da Finatel. Foram anos inspiradores. Sonhou-se com um Inatel destacado e reconhecido no cenário nacional, influenciador de comunidades, educador com excelência. Aí está o Inatel hoje. Porém, a estabilidade institucional que a Fundação exibe não é resultado apenas do seu patrimônio físico. Há o patrimônio humano. É esse patrimônio humano que faz tudo acontecer aqui com padrão de excelência”, afirmou o presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, no seu pronunciamento na Assembleia Geral Extraordinária da Fundação.

A Assembleia foi realizada no dia 6 de dezembro, com a participação também dos professores Navantino Dionizio Barbosa Filho, vice-presidente da Finatel, e Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel e diretor executivo da Finatel, além da secretária da Finatel, Rosemeire Fernandes Pinto.

Na solenidade, foram homenageados os ex-presidentes da Fundação, professor Fredmarck Gonçalves Leão (presidente de 1969 a 1980), professor Hélio Mokarzel (presidente de 1980 a 1985), representado por sua filha, a professora Karina Perez Mokarzel Carneiro, e o professor Adonias Costa da Silva, presidente de 1985 a 2010.

A Associação dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí foi a entidade símbolo escolhida para representar a comunidade por todo o apoio recebido desde a criação da Fundação. A primeira mantenedora do Inatel, a Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, também foi homenageada, além da Ericsson, empresa que também completou 50 anos de parceria com o Instituto.

Durante a cerimônia, também foram entregues a Comenda Inatel, homenagem criada em 2015, para personalidades e instituições com reconhecidas contribuições para o desenvolvimento da instituição e do país. Receberam a Comenda o ex-diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel, Dr. Juarez Martinho Quadros do Nascimento, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, representada pelo diretor Alexandre Loures Barbosa, e Dr. José Caponi de Melo (in memoriam), representado pelos seus filhos Isabela Del Castillo Melo e José Henrique Del Castillo Melo.

Confira a galeria de fotos dos eventos do Cinquentenário da Finatel.

Celebrações culturais e religiosas

inatel cinquenterio finatel 37O Cinquentenário da Finatel é tema de uma exposição no Espaço Cultural do prédio 5 do Inatel. A abertura ocorreu na noite de 6 de dezembro. A mostra reúne depoimentos, fotografias e documentos, que contam a história da Fundação e os trabalhos desenvolvidos ao logo desses 50 anos. A mostra fica aberta à visitação até 22 de março de 2020.

Orquestra Paulistana Viola Caipira 07Dez19 49Para celebrar a data, a comunidade de Santa Rita do Sapucaí também pôde conferir duas apresentações gratuitas da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, no sábado, dia 7 de dezembro. Uma apresentação foi ao ar livre, na Praça Santa Rita, e a outra no Teatro Inatel. As comemorações ao Cinquentenário terminaram no domingo, dia 8 de dezembro, data oficial da criação da Finatel, com celebrações religiosas, na Igreja Presbiteriana de Santa Rita do Sapucaí e no Santuário de Santa Rita de Cássia.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade