Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Evento “Nossos Escritores” reúne livros de professores do Inatel

Obras estão disponíveis para leitura na Biblioteca da instituição

Nossos Escritores 22A pandemia nos deu muitas restrições, mas também alguns presentes. Pudemos parar e avaliar o que realmente tem valor no nosso dia a dia, na nossa vida. A família, a convivência com quem amamos, a liberdade... E quantas vezes conseguimos expressar esses sentimentos? Seja em atitudes, palavras ou versos?

O professor José Geraldo de Souza sempre expressou a importância dos seus em histórias e palavras tão bem colocadas em falas e na escrita. E foi durante a pandemia que os tesouros escritos por ele ao longo da última década foram descobertos por suas filhas e puderam chegar até nós nas páginas do livro “Passagens”.
“Eu sempre gostei de escrever e deixava guardado. Aí no final de 2020 minhas filhas descobriram. Mostrei para a Luciana o texto que escrevi para meu neto Pedro. A Taciana também viu e quis saber dos outros textos. Quando vi, ela já estava com o contrato de uma editora, um presente dela para mim”, contou. Um presente para todos nós, professor!

Esse é o primeiro livro publicado do professor José Geraldo, que foi presidente da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel, e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí – a Alca. Passagens traz homenagens e histórias envolvendo pessoas ligadas ao autor e personagens conhecidos de Santa Rita do Sapucaí, incluindo Sinhá Moreira e José Nogueira Leite, fundadores da Escola Técnica de Eletrônica e do Inatel.

O livro Passagens foi lançado oficialmente em abril e estava na exposição “Nossos Escritores” realizada no dia 9 de julho, no Inatel, que reuniu obras publicadas por professores da instituição nos últimos anos.

Vários textos ainda estão guardados e novas histórias já estão a caminho de um novo livro que promete muita emoção e boas horas de leitura. “É gostoso escrever. Primeiro escrevo na cabeça e agora, com mais tempo, vão saindo as histórias”, disse José Geraldo.

Nossos Escritores 33Outro livro também lançado este ano e que estava na exposição foi “Sistemas Digitais Reconfiguráveis – FPGA e VHDL”, do professor Adriano Domingos, escrito com mais três autores, entre eles o egresso do Inatel, Enzo Gaudino. A obra surgiu depois de uma série de capacitações e traz o ensino de eletrônica digital de forma moderna, didática e prática. “A pandemia permitiu que tivéssemos mais tempo para nos dedicar à conclusão e edição do livro”, afirmou o professor e diretor da Exsto Tecnologia.

Adriano Domingos deu uma entrevista à Rádio Nova Difusora (confira neste link a reportagem). “Nossa intenção foi atualizar esse conhecimento, trazendo novas tecnologias e dispositivos mais modernos, para alunos iniciantes”.
Quem tem acesso à biblioteca do Inatel podem conferir os livros escritos pelos professores da instituição. Confira a relação neste link.

O evento também marcou o lançamento do livro “Introdução do Liberalismo”, do professor Vinícius Montgomery, e os livros “Estatística aplicada à Engenharia [com minitab] vol. 1 e 2, do professor Leovani Guimarães. O professor Justino Ribeiro, primeiro docente do Inatel a publicar um livro e com quatro títulos editados, também esteve no evento.

Além da exposição dos livros, também foi realizado um show de MPB no Teatro Inatel com os músicos Giulia Aperriê e João Vitor Junqueira.

Nossos Escritores
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800