Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Fetin celebra 40 anos com edição histórica, muito conteúdo e projetos que contribuem para a sociedade

inatel fetin premiacao 87A 40ª edição da Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) foi inovadora e nostálgica. Com cerca de 20 horas de transmissão ao vivo durante três dias, o evento mais tradicional do Inatel ofereceu conteúdo de qualidade e a apresentação de projetos aplicáveis em benefício da sociedade. Os milhares de espectadores, que conferiram mais uma edição on-line por conta da pandemia de Covid-19, ouviram histórias de sucesso e curiosidades sobre a Feira Tecnológica em painéis com os coordenadores da Fetin ao longo de quatro décadas, além de professores, alunos e ex-alunos que contaram as experiências empreendedoras e de aprendizado.

Ao longo da semana, os avaliadores e o público em geral puderam conhecer mais, em salas on-line, sobre os 73 projetos desenvolvidos pelos alunos participantes em áreas como meio ambiente, serviços, segurança, agropecuária e agricultura, cidades inteligentes, educação, automação e saúde.

Premiação

Ao todo, 15 projetos foram premiados em cinco categorias, sendo quatro relacionadas ao período da graduação em que os concorrentes estão e uma por parte da prefeitura de Santa Rita do Sapucaí. A cerimônia contou com a participação dos alunos de forma remota, que acompanharam a transmissão on-line realizada no palco do Teatro Inatel.

O coordenador do evento, professor Wanderson Saldanha, destacou o esforço de todos os participantes da feira. "Quando a gente cita que os 73 trabalhos que foram desenvolvidos para essa edição são todos vencedores, isso não é da boca para fora. Realmente são vencedores. O fato de você ter a oportunidade de desenvolver uma ideia, fazer com que essa ideia deixe de ser simplesmente um sonho e se torne uma realidade, podendo ser transformado em um produto, em um negócio, é algo para poucos", avaliou.

O vice-diretor da instituição, Guilherme Augusto Barucke Marcondes, destacou a importância do Inatel na formação de profissionais de engenharia. "São 40 anos de engenharia na prática, engenharia mão na massa e realização da engenharia, que é aquilo que a gente preza aqui no Inatel, que é a experiência prática para a formação dos engenheiros", conta.

O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Marins, agradeceu o empenho de todos os participantes e organizadores da 40ª Fetin, e destacou a importância do evento ao longo dos últimos anos. "A Fetin é muito frutuosa no que diz respeito a todos os resultados que vem oferecendo ao longo desses 40 anos. Várias gerações de alunos, professores, colaboradores do Inatel que trabalharam de forma muito empenhada para transformar a Fetin em uma das feiras mais reconhecidas em termos estudantis no Brasil", afirmou.

Confira abaixo os vencedores de cada uma das categorias da 40ª Fetin:

Nível 1
1° lugar: ParkingGO
2° lugar: Brincando com Pedrinho
3° lugar: Escova Elétrica

Nível 2
1° lugar: FearDom
2° lugar: Cold life
3° lugar: Lotô?

Nível 3
1° lugar: Inacoin
2° lugar: Quan – Animated Board
3° lugar: Rover Autônomo Agrícola

Nível 4
1° lugar: Local Fármaco
2° lugar: e-Seat: Uma proposta automatizada de conforto para idosos, gestantes e deficientes
3° lugar: IGas

Premiação da Prefeitura
1° lugar: Werk - Oportunidades de serviços domésticos
2° lugar: Mental Health - Aplicativo para Pacientes em Tratamento Psicoterapêutico
3° lugar: Libertas

"Ficamos muito felizes quando ganhamos a premiação, realmente não esperávamos ficar em primeiro lugar no prêmio Municipal de Inovações. Quando começamos a desenvolver a ideia, achamos que seria muito importante para aqueles que estão desempregados e para as pessoas que procuram serviços domésticos. Ver que fomos reconhecidos pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, juntamente com algumas oportunidades que surgiram, nos motivou ainda mais a continuar desenvolvendo o projeto e melhorando cada vez mais", afirmou o aluno Francisco Pereira Guimarães, do curso de Engenharia de Software e integrante da equipe que desenvolveu o Werk - Oportunidades de Serviços Domésticos.

Confira a galeria de fotos no Flickr clicando na imagem abaixo:

FETIN 40 anos

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800